cotidiano

Mais de 6 mil menores de 18 anos deixaram de receber a 2ª dose da vacina anticovid

São Carlos realiza o Dia D da vacinação contra a Covid, sarampo e gripe neste sábado (30); confira as taxas de cobertura das vacinas na cidade

| ACidadeON/São Carlos -

Estado tem dia D de vacinação contra sarampo e a gripe para crianças menores de 5 anos (Foto: Divulgação)
Mais de 6 mil menores de 18 anos estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em São Carlos. O número representa a metade dos 12.027 faltosos nesta etapa. Hoje, postos de saúde da cidade aplicam o imunizante até as 17 horas.

Os dados são do Sistema Vacivida e disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica.

Há ainda contingentes com atraso entre os idosos (465 faltantes), pessoas com comorbidades (207) e até trabalhadores da saúde (40) e educação (16). A população em geral soma 11,2 mil faltosos.

O município conta ainda quase 55 mil pessoas com a terceira dose faltante. Idosos e pessoas com comorbidades, pessoas em que a vacina é ainda mais importante na proteção, contam 5,4 mil e 2,9 mil faltosos, na ordem. Trabalhadores da saúde somam 999 faltantes da terceira dose.

Cobertura vacina anticovid infantil
Dos 21,5 mil moradores estimados entre 5 e 11 anos, 82,5% estão vacinados contra a Covid-19. Isso significa que quase 3,8 mil crianças sequer foram levadas para receber a vacina. A segunda dose cobre 55,2% dos moradores entre 5 e 11 anos.

Cobertura geral
A proteção anticovid foi aderia por 94,65% da população são-carlense estimada pelo IBGE. São 240.877 doses aplicadas. A segunda fase da imunização chegou a 221,6 mil moradores, ou 62,8% dos moradores.

Vacina antigripe patina
A imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, cobre 29,4% do públicos-alvo em São Carlos. O levantamento da Secretaria da Saúde leva em consideração os públicos já convocados, como trabalhadores da saúde e idosos.

Entre as pessoas que trabalham com saúde a vacina foi aderida por menos de 1 a cada 5. São 19,7% da estimativa, ou 1.875 doses.

Os idosos, que podem apresentar variações graves da doença, também pouco compareceram. Até o último levantamento, menos da metade do público recebeu a imunização (45,3%). São 20 mil doses aplicadas.

Como vacinar?
Neste sábado (30), acontece o Dia D da vacinação em São Carlos. São administradas doses de imunizantes contra a Covid, influenza e sarampo. Confira aqui.

Publicidade