cotidiano

Disponível em SP, vacina paga da Covid não tem previsão de chegar a São Carlos

Rede de drogarias começou a comercializar o imunizante da Astrazeneca por R$ 229 em unidades de SP e Rio; mesma vacina é encontrada de graça no SUS

| ACidadeON/São Carlos -

Vacina contra a Covid é encontrada de graça na rede pública. (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Já oferecida na capital paulista, a vacina da Covid-19 não tem previsão de início de vendas em São Carlos. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o imunizante da Astrazeneca importado é vendido a R$ 229 a dose na Drogaria São Paulo.

O imunizante é vendido para maiores de 18 anos que tomaram a dose anterior há mais de quatro meses. O grupo DPSP, dono das drogarias São Paulo e Pacheco, anunciaram a comercialização na última quarta-feira (1º).

Nas duas maiores cidades do país a comercialização nas redes de drogarias começou neste fim de semana.

De acordo com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas, a vacina é a mesma oferecida na rede pública de saúde, com a diferença que a comercializada é importada diretamente da fabricante. A do Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Astrazeneca.

A vacina privada vem em embalagem que a diferencia da oferecida na rede pública. Além das redes de drogarias do grupo DPSP, algumas clínicas privadas já estão começando a comercializar o imunizante nesta semana nas maiores cidades brasileiras.

A vacina aplicada na rede privada fica igualmente registrada assim como a da rede pública, no ConectSUS, do Ministério da Saúde, para efeitos de comprovação de status vacinal. 

Publicidade