Diversos pontos de São Carlos amanheceram vandalizados neste domingo (4). A estátua do Conde Pinhal, na Praça Coronel Paulino Carlos, na Avenida São Carlos no Centro, foi alvo de pichações.
Além da escultura de Antônio Carlos Arruda Botelho – o Conde do Pinhal e fundador de São Carlos -, pontos de ônibus, fachadas de prédios públicos e outros locais nos arredores da Avenida também foram vandalizados com símbolos e rabiscos. Os responsáveis ainda não foram identificados ou presos.
A Fundação Pró-Memória emitiu uma nota de repúdio sobre o ocorrido e manifestou indignação:
“Trata-se de um ataque não apenas ao patrimônio público, mas à memória histórica de nossa cidade. O Conde do Pinhal é uma figura importante na criação e no desenvolvimento de São Carlos. Atentar contra qualquer monumento é desrespeitar e menosprezar diferentes aspectos da trajetória que compôs a cidade onde vivemos. A Fundação Pró-Memória reafirma seu compromisso com a preservação da história e da memória são-carlense, e exige que as autoridades competentes investiguem rigorosamente este ato criminoso e responsabilizem seus autores. Vandalismo não é manifestação artística, política ou social — é crime. E como tal, deve ser tratado com a seriedade e o rigor que a situação exige. Reiteramos nosso apelo à população para que se una na defesa do patrimônio histórico, denunciando atos de depredação e valorizando a memória que nos constitui como comunidade. São Carlos merece respeito. Nossa história merece respeito”, comentou a Fundação em seu perfil no Instagram.
De acordo com a Prefeitura de São Carlos, uma empresa especializada deve ser contratada para ainda na segunda-feira (5) para iniciar a limpeza e recuperação do monumento e de outros bens públicos vandalizados.
Um boletim de ocorrência deve ser registrado para que os casos sejam investigados e os responsáveis punidos.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.