Apesar da crise hídrica e estiagem em toda a região Sudeste do país, moradores do Distrito de Água Vermelha, em São Carlos (SP) denunciam desperdício de água por meio de vazamentos.
Na rua Basílio Luizetto há três vazamentos simultâneos. Segundo o morador José Ribeiro, que tem uma chácara em frente a um dos pontos de escoamento, o problema persiste há pelo menos um ano.
“Eu já abri um chamado no site do Saae há duas semanas, mas não responderam. Está desde o ano passado esse vazamento e já solicitaram e ninguém vem arrumar. Está escorrendo esse tanto de água. É um prejuízo” comenta.
O morador afirma que não é o único ponto da cidade que tem vazamento. Na opinião de Ribeiro, a economia dentro de casa não acaba ajudando se há desperdícios na rua.
“A água custa caro. Tenho a chácara e a grama está toda quase morrenod porque não posso molhar, pois acho que tem prioridades o uso da água. Coleto água da chuva, tenho essa consciência ambiental, mas daí andamos na rua e passamos por uma estrada de terra e vimos três vazamentos próximos”, comenta.
O que diz o Saae
Procurado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos disse que contratou uma terceirizada para realizar os reparos na cidade e que colocará o cronograma em dia. A autarquia admitiu ter mais de 1.500 vazamentos em atraso.