- Publicidade -

São CarlosCotidianoVeja como economizar energia no inverno sem abrir mão do conforto

Veja como economizar energia no inverno sem abrir mão do conforto

Especialistas explicam os principais vilões do consumo elétrico nesta época e como hábitos simples podem fazer a diferença no fim do mês

- Publicidade -

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o uso de aparelhos elétricos para aquecer ambientes, tomar banhos mais quentes e secar roupas aumenta consideravelmente e, com isso, as contas de luz também sobem.

Mas é possível manter o conforto sem pesar no bolso. Quem garante são os engenheiros Julio Cesar Minutti e Maurício Tadeu Soares da Silva, que detalham os vilões do consumo e sugerem boas práticas para economizar energia elétrica durante os meses mais frios do ano.

- Publicidade -

Segundo os especialistas, os campeões de consumo no inverno são os aparelhos de alta potência e que costumam ficar ligados por longos períodos. No topo da lista está o chuveiro elétrico, que normalmente é usado na potência máxima nesta época do ano. “É um equipamento de alto consumo, de 3.200W a 7.800W, usado diariamente por várias pessoas da casa, o que tem um impacto grande na fatura”, explica Minutti.

Outros equipamentos que merecem atenção

  • Aquecedores elétricos;
  • Secadoras de roupas;
  • Máquinas de lavar e lava-louças;
  • Iluminação.

“Se o aquecedor ficar ligado por muitas horas, ultrapassa o chuveiro. Mas no uso típico, o chuveiro ainda é o maior vilão”, destaca Maurício.

Erros comuns que aumentam o consumo

  • Banhos muito longos e sempre na potência máxima;
  • Aquecedor ligado o dia inteiro, mesmo sem ninguém no ambiente;
  • Falta de vedação nas portas e janelas, que dispersa o calor;
  • Ar-condicionado usado sem timer ou regulagem de temperatura;
  • Secar roupas no banheiro com o chuveiro ligado ou atrás da geladeira (o que também pode danificar os aparelhos).

Mudanças simples no dia a dia podem gerar uma economia considerável, sem abrir mão do conforto como tomar banhos mais curtos e em temperaturas modera; apostar em roupas mais quentes ao invés de aquecedores; melhorar a vedação de portas e janelas; programar o ar-condicionado com timer e usar modo econômico nos eletrodomésticos.

“Duas palavras são essenciais para quem quer economizar: comportamento e disciplina. Sem elas, não há tecnologia que resolva”, reforça Minutti.

- Publicidade -

Simulações mostram que, com novos hábitos, uma família pode poupar entre R$ 150 e R$ 300 por mês.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no Facebook

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas