Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o uso de aparelhos elétricos para aquecer ambientes, tomar banhos mais quentes e secar roupas aumenta consideravelmente e, com isso, as contas de luz também sobem.
Mas é possível manter o conforto sem pesar no bolso. Quem garante são os engenheiros Julio Cesar Minutti e Maurício Tadeu Soares da Silva, que detalham os vilões do consumo e sugerem boas práticas para economizar energia elétrica durante os meses mais frios do ano.
Segundo os especialistas, os campeões de consumo no inverno são os aparelhos de alta potência e que costumam ficar ligados por longos períodos. No topo da lista está o chuveiro elétrico, que normalmente é usado na potência máxima nesta época do ano. “É um equipamento de alto consumo, de 3.200W a 7.800W, usado diariamente por várias pessoas da casa, o que tem um impacto grande na fatura”, explica Minutti.
Outros equipamentos que merecem atenção
- Aquecedores elétricos;
- Secadoras de roupas;
- Máquinas de lavar e lava-louças;
- Iluminação.
“Se o aquecedor ficar ligado por muitas horas, ultrapassa o chuveiro. Mas no uso típico, o chuveiro ainda é o maior vilão”, destaca Maurício.
Erros comuns que aumentam o consumo
- Banhos muito longos e sempre na potência máxima;
- Aquecedor ligado o dia inteiro, mesmo sem ninguém no ambiente;
- Falta de vedação nas portas e janelas, que dispersa o calor;
- Ar-condicionado usado sem timer ou regulagem de temperatura;
- Secar roupas no banheiro com o chuveiro ligado ou atrás da geladeira (o que também pode danificar os aparelhos).
Mudanças simples no dia a dia podem gerar uma economia considerável, sem abrir mão do conforto como tomar banhos mais curtos e em temperaturas modera; apostar em roupas mais quentes ao invés de aquecedores; melhorar a vedação de portas e janelas; programar o ar-condicionado com timer e usar modo econômico nos eletrodomésticos.
“Duas palavras são essenciais para quem quer economizar: comportamento e disciplina. Sem elas, não há tecnologia que resolva”, reforça Minutti.
Simulações mostram que, com novos hábitos, uma família pode poupar entre R$ 150 e R$ 300 por mês.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.