O Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, realiza neste sábado (26) o último mutirão do mês para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No Estado, mais de 163,7 mil condutores precisam regularizar o documento.
Seguindo o calendário de renovação, as CNHs vencidas nos meses de setembro e outubro de 2020 devem ser regularizadas até dia 31 de março. A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.
Para os que se encaixam na situação, serão abertas 9 mil vagas em 122 unidades de atendimento neste fim de semana, seguindo o horário habitual de funcionamento de cada uma. Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio pelo portal do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
Outros métodos
Para quem desejar regularizar a CNH pelos canais digitais do Detran.SP, o cidadão pode solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.
Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.
Para renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, é necessário selecionar a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada, é necessário que se faça também o exame psicológico.
A taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios pode ser paga nos seguintes locais: Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas.