- Publicidade -
CotidianoVenda de álcool 70% está proibida; veja alternativas para o produto

Venda de álcool 70% está proibida; veja alternativas para o produto

Comercialização passou a ser permitida pela Anvisa por causa da pandemia de Covid-19

- Publicidade -

A comercialização de álcool líquido 70% termina nesta terça-feira (30) no Brasil. O produto passa a ser permitido somente em gel.

A venda do produto em sua forma líquida passou a ser permitida pela Anvisa por causa da pandemia de Covid-19. Porém, a brecha para a população geral terminou em 31 de dezembro de 2023.

- Publicidade -

Para o epidemiologista e professor da UFSCar Bernardino Geraldo Alves Souto, a proibição não aumenta a possibilidade contaminação pelo coronavírus.

“Agua e sabão têm efeito necessário. Portanto, não faltará substituto. Além disso, é mínimo o quantitativo de pessoas que ainda usam o produto”, explicou.

O álcool 70% na forma líquida já havia sido proibido 22 anos atrás, em 2002, por causa dos acidentes domésticos.

A Associação Brasileira de Supermercados reclama que a proibição tira o acesso a um produto de melhor relação custo-benefício.

Substitutos

A farmacêutica bioquímica e docente do curso de Medicina/UFSCar, Cristina Helena Bruno, explica como substituir o álcool 70%. “Todos os produtos que utilizamos na limpeza dos mais variados ambientes são chamados de saneantes. Os saneantes são produtos que limpam e diminuem com os microrganismos capazes de causar doenças em humanos e animais” comenta.

- Publicidade -

Como exemplo, a professora cita:

  • Detergentes líquidos: limpeza de pratos, copos, garfos, facas e utensílios em geral
  • Detergentes em pó: limpeza de roupas em geral
  • Água sanitária ou água de lavadeira: desinfeta pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e branqueia roupas brancas
  • Desinfetante: mata germes e bactérias

Para a mesma eficácia que o álcool 70%, Cristina listou algumas substâncias encontradas em outros produtos no mercado.

Hipoclorito de sódio a 0.5%

Presente em soluções de água sanitária (2.5%): Diluir  200 mL de água sanitária em 1 litro de água. Essa solução possui ação contra vírus, bactérias, microbactérias e contra vários tipos de esporos.

Iodopovidona (1%)

A solução de iodo possui ativos com boa ação contra microrganismos. Na concentração de 2,25%, deve ser diluída na proporção de 1ml para 1,2 L de água.

Peróxido de hidrogênio 0.5% (água oxigenada)

O ideal é preparar diluição em 1 litro de água e 30ml da água oxigenada.

Quaternários de amônio (Cloreto de Benzalcônio 0.05%)
Presentes em desinfetantes, possuem ação contra vírus e bactérias – desinfetantes comercializados em supermercados, mercados.

CUIDADOS

Estão à venda produtos sem a permissão do Ministério da Saúde, que não possuem registro junto a Anvisa, ou seja, são produtos que não têm qualquer garantia de ação germicida, bactericida, porque ou não há as substâncias necessárias ou estão em concentrações insuficientes.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -