- Publicidade -
CotidianoVerão começa nesta terça-feira (21) no Brasil; entenda

Verão começa nesta terça-feira (21) no Brasil; entenda

Segundo o professor Adílson de Oliveira, o dia se torna mais longo e as mudanças nas condições de tempo são frequentes

- Publicidade -

Céu de São Carlos no primeiro dia de verão. Foto: acidade on
Céu de São Carlos no primeiro dia de verão. Foto: acidade on

- Publicidade -

Começou nesta terça-feira (21), às 12h59, o verão no hemisfério sul. Marcada pela elevação da temperatura em todo o país, a estação tem dias mais longos que as noites e mudanças rápidas nas condições de tempo, entre elas chuva forte, granizo, ventos intensos e descargas elétricas. 

De acordo com o professor Adílson de Oliveira, do departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o início também é chamado solstício de verão, palavra que também significa “sol parado”. 

“De fato, o sol somente nasce no leste e se põe no oeste no início da primavera e no início do outono, por isso que essa época a gente chama de equinócio, que lembra dias iguais”, comentou. 

O dia sendo mais longo é uma característica da estação, já que é fácil notar que por volta das 19h o sol ainda está no céu. As cidades também registram mudanças climáticas muito rápidas de calor intenso para chuva forte. 

“Embora o verão costume ser uma estação quente, isso não significa que a gente também não tenha dias frios no verão, muitas vezes a gente acaba sentindo quedas de temperatura porque não é apenas a posição da terra em relação ao sol que proporciona essa mudança do clima, e sim todas as outras condições ambientais”, explicou. 

- Publicidade -

Para o professor, conhecer essas questões é muito importante também para quebrar o “dito popular” sobre a posição do sol. Nos ensinaram que o sol nasce no leste e se põe no oeste, que a gente encontra as direções dos pontos cardeais simplesmente apontando o braço na direção do sol, mas como ele muda de posição ao longo do ano, isso não é uma boa maneira da gente se orientar”, disse.   

Céu claro e com nuvens em São Carlos. Foto: acidade on
Céu claro e com nuvens em São Carlos. Foto: acidade on

Processo
O professor explicou que o processo de solstício bem marcado como as diversas estações é uma coisa já conhecida há milhares de anos. “A determinação do início das estações sempre foi muito importante para a humanidade, pois a partir disso, quando se estabeleceu a agricultura, era possível então prever as épocas adequadas para colheita e plantio, pois a gente sabe a mudança de clima que a gente costuma ter”, comentou. 

A estação termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono, estação caracterizada por queda gradativa na temperatura e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem das estações.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -