O concurso para ingresso em 2022 na USP, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), totalizou 110.383 inscritos, considerando-se candidatos e treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que prestam a prova para testar conhecimentos). As inscrições para o concurso foram encerradas no último dia 1º de outubro.
Entre os inscritos, 101.026 concorrem às vagas e 9.357 são treineiros. As carreiras com o maior número total de inscritos são Medicina no campus de São Paulo, Direito nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto e Medicina no campus de Ribeirão Preto.
Apesar da pandemia, entre os fatores que contribuíram para a procura pelo concurso vestibular 2022 está a ampliação de iniciativas da Universidade para estimular o diálogo com o público-alvo, como os programas USP e as Profissões e o Vem pra USP!, onde se destaca a Competição USP de Conhecimento (CUCo). Também foram concedidas 10.170 isenções de taxa do vestibular neste ano.
Para 2022, a USP oferecerá 11.147 vagas, das quais 8.211 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Das vagas da Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência, 2.169 vagas para candidatos egressos de escolas públicas (modalidade EP), e 1.088 para candidatos pretos, pardos e indígenas egressos de escolas públicas (EP/PPI).
No dia 2 de dezembro, a Fuvest vai divulgar as recomendações de biossegurança para o concurso e a divulgação dos locais de prova da primeira fase, que acontece no dia 12 de dezembro. A lista de convocados e locais de prova da segunda fase serão divulgados em 20 de dezembro.