Uma tamanduá-mirim foi flagrada carregando o seu filhote por uma estrada da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), em Rio Claro (SP), na noite de terça-feira (15). A cena foi compartilhada nas redes sociais e gerou muita repercussão na cidade. (Veja o vídeo abaixo)
No vídeo, a mamãe tamanduá está com o filhote nas costas atravessando a estrada quando se assusta com a luminosidade dos faróis. Ela fica um momento confusa, mas logo se recupera e vai em direção à mata.
Os tamanduás têm hábito noturno, quando saem em busca de comida, principalmente formigas e cupins. Uma das principais causas da morte da espécie são os atropelamentos.
Emoção
As imagens foram feitas pela fotógrafa Gabriela Duckur Cristofoleti, que é amazona do clube dos cavaleiros Professor Victorino Machado e foi até a hípica que fica Feena a pedido do veterinário para ver seu cavalo, que não passava bem.
Ela contou que seguia pela estrada por volta das 22h, preocupada com seu animal, quando viu algo atravessando a via e se emocionou com a cena. “Eu não sabia que era um tamanduá, demorei pra entender que era uma mamãe com filhinho, mas quando eu vi a cena, fique emocionada e quis registrar. Você vê como a natureza é, independentemente da espécie, mãe é mãe”, disse.