ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

divirtase

Festa junina gratuita no Cidade Aracy terá fogueira de 10 metros

'Arraiá do Amorim' aumenta fogueira em um metro a cada edição. Ao todo, mais de dez toneladas de madeira foram utilizadas em 2018

| ACidadeON/São Carlos

Festa junina gratuita no Cidade Aracy terá fogueira de 10 metros
É comemorado nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o Dia de São Pedro, último Santo Junino. Para comemorar a data, uma festa gratuita será realizada no bairro Cidade Aracy, em São Carlos, durante a noite. O Arraiá do Amorim, comemora dez anos de existência com um novo recorde: uma fogueira de dez metros de altura.  

Organizador e idealizador do evento, José Antonio Amorim explica que, a cada nova edição da festa junina, a fogueira ganha um metro de altura. Ao todo, foram utilizadas mais de dez toneladas de madeira na construção. "Não tem muita explicação. Eu mexo com construção civil, então isso pra mim é moleza. O mais difícil é conseguir a madeira. Para a montagem da fogueira, não tem muito segredo", conta Amorim.  

Tradição no bairro, a simbólica fogueira da festa junina exige diversos cuidados para ser montada. "A fogueira é um prédio, na realidade. A nossa daria um de três andares de altura, mais ou menos. Tem que tomar muito cuidado no começo, no alicerce dela, então ela está muito bem alicerçada no chão. As madeiras mais pesadas começam de baixo e termina com as mais leves lá em cima. Tem também a fé em Deus para que ele não direcione o vento no sentido do mato", explicou.   

José Antonio Amorim organiza o evento há 10 anos

A expectativa de público da festa é de quatro mil pessoas. As atrações englobam pau de sebo, barracas típicas com quentão, lanche de pernil, pastel, food truck com batata no cone, churros, quentão e vinho quente. Além disso, estão previstas as apresentações de 17 atrações artísticas. O encerramento se dá com a queima de fogos de artifício.  

Amorim aproveita a oportunidade para lançar um desafio à outras festas da região. "Vai ser uma boa festa, com certeza. Até desafio, se tiver alguma outra cidade na região central do Estado que tiver uma fogueira maior ou do mesmo tamanho, que me convidem para conhecer e saber dos macetes. Porque com certeza a nossa vai aumentando", relatou.  

Para acender a fogueira, Amorim conta que precisou criar um mecanismo por conta própria. "É uma engenhoca que eu bolei. Tem um arame amarrado do lado, que passa por cima da trave de cima. Vai ser amarrada uma tocha embebida com óleo diesel. À noite eu vou acender essa tocha, passo para o outro lado da fogueira, vou puxando o arame e quando chegar lá em cima dou uma balançada, um tranco, e vai cair em outra parte que também está com diesel e pegar fogo", justificou.  

Gratuita, a festa terá início às 19h na Rua Antonio Luiz Zanchin, 347, no Cidade Aracy. "Ninguém paga nada para assistir a festa ou sentir o calor da fogueira. É de graça. Apenas o que for consumido nas barracas é pago", finalizou o organizador.  

Serviço:
Arraiá do Amorim  
Quando: Sexta-feira (29) e Sábado (30)
Endereço: Rua Antonio Luiz Zanchin, 347, Cidade Aracy
Horário: a partir das 19h
Valor: Gratuito  



Veja também