- Publicidade -
São CarlosEconomia25 mil famílias de São Carlos e região podem ter até 65% de desconto na conta de energia

25 mil famílias de São Carlos e região podem ter até 65% de desconto na conta de energia

Somente em São Carlos, praticamente metade dos 13,7 mil consumidores que potencialmente têm direito ao benefício estão usufruindo

- Publicidade -

Mais de 25 mil consumidores da CPFL em São Carlos e região poderão ganhar descontos de até 65% na conta de energia se aderirem à tarifa social.

A adesão é feita de forma automática através do Cadastro Único, mas a falta de informações junto ao governo federal podem inviabilizar a cessão do desconto pela concessionária.

- Publicidade -

O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais. Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados.

“Pode acontecer de o nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta Uemura.

Somente em São Carlos, praticamente metade dos 13,7 mil consumidores que potencialmente têm direito ao benefício estão usufruindo. Em Ibaté, 1,7 mil dos 3,7 mil têm descontos.

Em Brotas, 548 dos 1.100 potenciais estão com as contas de energia mais baixas; em Descalvado, 645 dos 1.189.

Quem tem direito?

Podem ter descontos famílias inscritas no CadÚnico que tenham renda familiar menor do que 1,5 salário mínimo nacional; ou que tenha integrante pessoa com doença ou deficiência que necessite tratamento com uso continuado de energia; família indígena ou quilombola; ou idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que receba Benefício de Prestação Continuada.

- Publicidade -

Os descontos são dados conforme as faixas de consumo. Até 30 kWh, de 65%; de 31 kWh a 100 kWh, 40%, de 101 a 220 kWh, 10%; acima de 221 kWh, sem desconto.

Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. 

Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática do cliente na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto. ”É fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço”, afirma a empresa em nota.

Caso o consumidor se enquadre nos requisitos e não tenha desconto, a indicação é conferir os dados no sistema do governo federal e atualizar junto à assistência social do seu município.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no TikTok

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas