- Publicidade -
CotidianoChegada do 5G: veja se seu celular é compatível com a tecnologia

Chegada do 5G: veja se seu celular é compatível com a tecnologia

A partir desta quarta (4) a tecnologia mais aguardada chegou à capital; saiba como verificar se você terá acesso

- Publicidade -

Autorização de 5G em São Paulo foi dada pela Anatel (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Autorização de 5G em São Paulo foi dada pela Anatel (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir desta quinta-feira (4), a capital paulista passa a ter a tecnologia de quinta geração, o famoso e tão aguardado 5G, e a expectativa é de que a expansão para outras regiões aconteça o mais rápido possível. No entanto, nem todos os celulares são compatíveis com a tecnologia. 

- Publicidade -

A faixa 3,5 GHz é o principal caminho para a circulação de dados da nova geração da internet móvel por comportar o 5G “puro”, chamado “standalone” autossuficiente, em inglês, ou SA. 

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em São Paulo, o número de pedidos de licenciamento de estações para a ativação do 5G AS representa cerca de 30% do total de estações atualmente ativas (4.592).  

LEIA MAIS  

O que significa a internet 5G para o Brasil?

Biometria facial ajuda transporte público a superar desafios 

- Publicidade -

Com isso, a estimativa do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), é de que a cobertura atinja 25% da área urbana de São Paulo, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz é menor. 

A maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Os bairros Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo. Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) também tiveram o início das operações antecipado. 

Como saber se terei?
A Anatel disponibilizou o Espaço 5G, um painel em seu site onde é possível conferir os telefones celulares (smartphones) 5G certificados e homologados. Na plataforma, o usuário pode buscar por modelo, nome comercial e/ou fabricante. (Clique aqui e acesse) 

Hoje, segundo a agência, 71 produtos possuem certificação para o 5G. No ranking, a Samsung está no topo com 28 aparelhos, seguida pela Motorola, com 14, e a Apple, com nove. 

A homologação, de acordo com a Anatel, é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor verificar o código estampado no chassi (ou manual) e consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto à rede. Assim, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios do 5G sem correr riscos. 

VEJA TAMBÉM 

Tecnologia na saúde transforma e facilita a experiência do usuário

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -