- Publicidade -
EconomiaMudança repentina de ICMS em SP causa mal-estar em outros Estados

Mudança repentina de ICMS em SP causa mal-estar em outros Estados

Tentando a reeleição, governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou hoje a redução imediata do ICMS de 25% para 18% sobre a gasolina

- Publicidade -

Rodrigo Garcia anunciou redução. Foto: Divulgação/Governo do Estado

A mudança no ICMS promovida pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), que reduziu imediatamente o imposto sobre a gasolina de 25% para 18% causou mal-estar entre os Estados que buscavam uma saída jurídica conjunta para uma lei que fixou o teto de cobrança do imposto. Além dos combustíveis, a alteração atingiu, ainda, a energia elétrica, telecomunicações e transporte urbano.

A ação do governador paulista, que busca a reeleição ao cargo nas eleições de outubro, foi vista como eleitoreira e abriu uma dissidência entre os Estados, segundo apurou o Estadão. Os secretários de Fazenda estavam aguardando o resultado da reunião de amanhã com o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendes é relator de ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro pedindo para que sejam suspensas todas as leis estaduais que tratam do ICMS incidente sobre combustíveis.

- Publicidade -

Uma fonte que participa das negociações relatou que todos os Estados estão “chateados” com São Paulo, a maior economia do País e agora juntando os “caquinhos”. A avaliação é de que São Paulo se precipitou e acabou prejudicando os demais Estados com o governador Garcia de olho na sua reeleição. Procuradorias de 22 Estados entendem que os governadores precisam enviar às assembleias projetos para fazer a mudança aprovada pelo Congresso.
 
LEIA MAIS 
Preço da gasolina avançou R$ 0,18 em São Carlos em uma semana  
Prefeitura de Brotas contrata 31 profissionais em concurso

Os Estados também estavam buscando mudar a forma de cobrança do ICMS da gasolina para uma modelo de alíquota ad rem (um valor fixo em reais sobre o litro do combustível). Ao fazer a mudança, o Estado de São Paulo aplicou uma alíquota chamada ad valorem com base num porcentual sobre o preço. Os críticos da posição de São Paulo avaliam que a mudança por decreto feita pelo governador de São Paulo representa, na prática, admitir a interferência federativa num tributo que é estadual.

Procurado pelo Estadão, o secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, defendeu a decisão. “Nós informamos os nossos contribuintes sobre os efeitos da lei complementar federal aprovada e sancionada”, disse. “Na lei estadual paulista, a alíquota de 25% da gasolina, por exemplo, passa a ser de 18%. Daí porque publiquei um Informativo da Secretaria da Fazenda, e não uma norma nova”, ressaltou o secretário de Fazenda de São Paulo. Para ele, a lei aprovada e sancionada pelo presidente Bolsonaro já incide sobre a lei estadual para produzir o efeito da queda da alíquota para o teto.

Segundo Salto, São Paulo continua com a mesma estratégia de dialogar com o ministro Gilmar Mendes. “Vai ser muito importante para todos nós. Também teremos reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Ali, é que vamos ter um horizonte para a questão da ad rem e mesmo da forma de cálculo”, justificou. 
 
VEJA TAMBÉM 
Câmeras de segurança flagram furto em restaurante de São Carlos, veja vídeo  
USP São Carlos abre concurso para contratar professores doutores

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -