Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Embraer entrega avião KC-390 à FAB

O jato de transporte militar fabricado pela Embraer e maior aeronave já projetada no País

| ACidadeON/Araraquara

Base Aérea de Anápolis, onde o primeiro KC-390 será entregue
A Embraer entrega à Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quarta-feira (4), a primeira unidade do avião militar KC-390. A cerimônia será na Base Aérea de Anápolis (GO) e deve contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Fabricado em Gavião Peixoto, o KC-390 é o maior projeto militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul.  

A FAB fez um investimento de US$ 2 bilhões para o desenvolvimento da aeronave. Agora serão mais R$ 7,2 bilhões para a compra de 28 unidades do KC-390 que devem ser entregues até 2029.

O KC-390 é um avião multimissão. O projeto desenvolvido pela Embraer com apoio da FAB pode realizar tarefas todo tipo de operação de transporte militar, incluindo lançamento de paraquedistas e cargas. Ele foi preparado para missões de reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate e combate a incêndios.

Com 35 metros de comprimento e outros 35 metros de largura, o novo modelo da Embraer tem capacidade para levar até 23 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 870 quilômetros por hora. Nessas condições, consegue voar por 2.730 quilômetros sem reabastecer. Livre da carga, sua autonomia sob para mais de 5.900 quilômetros. No compartimento de cargas é possível levar blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves. O espaço também de 18 metros de comprimento no compartimento de carga também acomoda 80 militares ou 64 paraquedistas.

O cargueiro vai substituir os Hércules C-130 na FAB, um projeto de sucesso, mas antigo, criado na década de 1950. Entre os avanços do KC-390 está o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) no lugar dos tradicionais cabos de aço para obedecer às ações dos pilotos. Segundo a Embraer, é o único avião dessa categoria com o sistema.  

A partir da entrega, a FAB começa a treinar pilotos e tripulantes na operação do novo avião. Até o final do ano, está prevista a entrega de uma segunda unidade para a Base de Anápolis.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON