Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Procon alerta para cobranças indevidas na conta de energia

Órgão está recebendo uma série de reclamações sobre cobranças de serviços de terceiros embutidos na conta de energia elétrica

| ACidadeON/São Carlos

Procon São Carlos

O Procon São Carlos está recebendo uma série de reclamações sobre cobranças de serviços de terceiros, embutidos na conta de energia elétrica, em especial cobrança de seguro.

Segundo o órgão, a ANEEL permite a cobrança de serviços de terceiros na fatura de energia elétrica, desde que autorizado pelo consumidor titular e desde que o serviço (exemplo: seguro, cartão de desconto, plano funerários, entre outros) tenha sido devidamente contratado.

A ANEEL também regulamenta que a cobrança pode ser desvinculada da fatura a qualquer momento e até mesmo cancelada em definitivo, mediante a simples manifestação do consumidor junto aos canais de atendimento da concessionária de energia elétrica.

"A empresa de energia tem que cancelar ou desvincular a cobrança da fatura de energia, caso o consumidor queira. É preciso ter cuidado com informações verbais sobre recadastramento e seguro obrigatório. Em caso de dúvida, procure o Procon", informou Juliana Cortes, diretora do Procon-São Carlos.

Ainda segundo ela, o Procon já entrou em contato com a empresa para resolver as demandas que tem chegado ao órgão e também sobre a vendas de seguro realizada por conveniadas. "O consumidor deve acompanhar a conta de energia mensalmente e se identificar alguma cobrança não autorizada deve imediatamente procurar a concessionária para esclarecer o motivo da cobrança. Constatado o erro deve formalizar a reclamação junto à empresa. Se o problema não for resolvido, deve procurar o Procon", explicou Juliana.

O consumidor pode entrar em contato através do e-mail procon@saocarlos.sp.gov.br ou pessoalmente na rua Rui Barbosa, n° 1.190, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 15h30. A sexta-feira é reservada para audiência conciliatória pré-agendada. Também é possível usar o facebook na página @procosãocarlos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON