Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Procon formalizou 5 denúncias sobre a Black Friday em São Carlos

Confira lista com dicas para evitar fraudes e aproveitar tranquilamente uma das maiores promoções do Brasil.

| ACidadeON/São Carlos


Black Friday
Está marcada para esta sexta-feira (29) a promoção mais aguardada pelos consumidores brasileiros. Popular em todo o mundo, a Black Friday é um dia no qual os comerciantes prometem descontos que podem passar dos 80%. Infelizmente, a data já recebeu o apelido de "Black Fraude", por conta do alto volume de propagandas enganosas e de estratégias pouco ortodoxas praticada pelos lojistas.

Nossa reportagem foi ao Procon São Carlos par abuscar orientações que resguardem os direitos dos consumidores. A diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortes, garantiu que o órgão tem fiscalizada sistematicamente as lojas do município. Na Black Friday de 2018, cinco lojas foram autuadas por maquiagem de preço. As multas podem chegar a R$ 9 milhões, dependendo do porte da empresa.  

"Infelizmente, nós ainda nos deparamos com indícios de golpes, de fraude. É a Black Fraude, popularmente conhecida. Algumas lojas elevam o preço do produto dias antes, para no dia da Black Friday reduzi-lo. Orientamos os estabelecimentos para não cometerem a prática irregular, pois nós estaremos na rua para evitar essa lesão ao consumidor", advertiu a diretora do Procon. 

Juliana disse que a equipe de fiscalização acompanha o movimento das promoções e dos preços dos produtos antes e depois da Black Friday. Ela orienta para que os consumidores busquem o órgão para denunciar em caso de ser vítima de qualquer golpe, ou mesmo se tiver dúvidas quanto a compra.  

Fique de olho 


"Graças ao trabalho desenvolvido no ano passado, em 2019 tivemos poucas reclamações até o momento. Foram apenas cinco formalizadas, dentre outras denúncias e dúvidas dos consumidores, mas apenas três oficializadas", garante Juliana. 

Entretanto, mais do que apenas no comércio físico do município, as compras pela internet são ainda mais frequentes. E é através da rede que a mior parte dos golpes é aplicada. 

"São comuns reclamações de sites falsos . Grandes varejistas que possuem e-comerce acabam com seus fraudados. O consumidor recebe links de promoções através das redes sociais e acaba direcionado para alguma dessas páginas falsas. Também vale ressaltar que todo consumidor tem direito garantido de devolução do produto. São sete dias a partir do recebimento", finaliza. 

Para ajudar você, consumidor, na hora de aproveitar as boas oportunidades de preço durante a Black Friday e ficar livre de golpes, reunimos algumas dicas. Confira: 

1 - Desconfie de preços muito abaixo do comum;

2 - Não acredite facilmente em promoções recebidas através de redes sociais; 

3 - Certifique-se de que o site acessado possui o cadeado de segurança no canto superior direito da página; 

4 - Veja se a loja digital também possui um endereço físico confiável; 

5 - Evite ao máximo realizar pagamentos por meio de boletos; dê preferência para cartão; 

6 - Antes de comprar consulte o site do Procon, na aba "evite esses sites", veja se o local de sua compra está na lista; 

7 - Tire prints  das promoções, preço e detalhes do produto; guarde a nota fiscal; 

8 - Pesquise mais de um site o mesmo produto; 

9 - Em caso de dúvida ou de se sentir lesado, procure o Procon-SP; 

10 - Duvide primeiro e, em seguida, certifique-se por meio das dicas acima. Boa compras!

Procon São Carlos

Rui Barbosa, nº 1190, Centro
Telefone: (16) 3419 4510
@ProconSãoCarlos
 Site Procon

VEJA TAMBÉM 

- Shopping e lojas de rua terão horários especiais na Black Friday

- Comércio deve abrir em dois domingos em dezembro para o Natal.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON