Aguarde...

Economia

Procon fiscaliza 8 lojas durante a Black Friday em São Carlos

Destas, três acabaram autuadas e em cinco não foram encontradas irregularidades.

| ACidadeON/São Carlos

Consumidores em busca de promoções na Black Friday (Foto: ACidadeON)

De acordo com o Procon São Carlos, oito lojas foram fiscalizadas na manhã desta sexta-feira (29), durante a Black Friday. Destas, três acabaram autuadas e em cinco não foram encontradas irregularidades. 

Segundo a diretora do órgão na cidade, Juliana Cortes, antes mesmo do dia promocional começar, três denúncias foram formalizadas por parte dos consumidores. 

Em 2018, o Procon autuou cinco comércios da cidades durante a Black Friday. Para aqueles que praticarem alguma irregularidades, as multas variam de R$ 600 até R$ 9 milhões, dependendo do porte da empresa fiscalizada.  

"Infelizmente, nós ainda nos deparamos com indícios de golpes, de fraude. É a Black Fraude, popularmente conhecida. Algumas lojas elevam o preço do produto dias antes, para no dia da Black Friday reduzi-lo. Orientamos os estabelecimentos para não cometerem a prática irregular, pois nós estaremos na rua para evitar essa lesão ao consumidor", advertiu a diretora do Procon.

Juliana disse que a equipe de fiscalização acompanha o movimento das promoções e dos preços dos produtos antes e depois da Black Friday. Ela orienta para que os consumidores busquem o órgão para denunciar em caso de ser vítima de qualquer golpe, ou mesmo se tiver dúvidas quanto a compra.

Confira 10 dicas do Procon para não se dar mal na Black Friday

Mais do ACidade ON