Aguarde...

Economia

Mesmo com pandemia, setor da tecnologia segue contratando

Em São Carlos (SP) há grandes oportunidades na área, mas é preciso investir em capacitação

| ACidadeON/São Carlos

Empresas de tecnologia de São Carlos seguem contratando em meio à pandemia de coronavírus. Foto: Reprodução/EPTV

Enquanto alguns setores sentem mais as consequências da pandemia de coronavírus, outros estão conseguindo contratar novos funcionários. Em São Carlos (SP), a área de tecnologia, que está em constante crescimento, continua abrindo vagas durante a quarentena.

Entre as empresas que buscam novos profissionais, o grande destaque fica com instituições que atuam no desenvolvimento e automação por meio de programas de computador.

De acordo com o economista Diego Souza, a pandemia mostrou que a área de tecnologia é muito sólida, contudo, ele alerta que é necessário investir na capacitação profissional para aproveitar as oportunidades de emprego.

"Quando eu tenho um movimento crescente desse modelo de negócio, eu tenho que ter atendimento maior, área de marketing maior, às vezes, eu tenho demanda de gestão de pessoas, então, são várias áreas beneficiadas, a partir do momento que eu estou capacitado, eu posso conseguir uma posição no mercado", explicou o economista em entrevista à EPTV Central.

Trabalho em casa
Até mesmo as empresas mais jovens do setor conseguiram manter os funcionários por meio do home-office e abriram oportunidade de emprego para profissionais de várias regiões do Brasil.

Foi assim que o engenheiro de software Marcelo Eduardo de Andrade Junior conseguiu uma das cinco vagas abertas em uma startup da cidade que busca conhecer o desejo dos clientes por meio de programas. Há uma semana ele trabalha remotamente de Florianópolis (SC).

"Eu vou trabalhar aqui de Florianópolis para a empresa de São Carlos. Já estou trabalhando há um tempo nesse modelo home-office. É uma profissão que dificilmente vai ficar por baixo. Enquanto houver computadores e sistemas, vão ser necessários programadores", disse o engenheiro de software.



Mais do ACidade ON