Aguarde...

Economia

Nº de endividados cresce e 32% estão negativados na cidade

De acordo com os dados da Serasa, mais de 80 mil são-carlenses possuem dívidas ativas

| ACidadeON/São Carlos

Comércio de São Carlos - Foto: Divulgação

De acordo com os dados atualizados da Serasa Experian, o número de inadimplentes em São Carlos chegou a 80.565 em abril deste anos, o que significa quase 32% da população total da cidade, incluindo crianças e adolescentes.  

Em comparação a março, o número chegou a cair ligeiramente. cerca de 800 consumidores saíram do cadastro de inadimplentes. Contudo, o total continua maior do que o do ano anterior. 

Em dezembro de 2019, por exemplo, eram quase 75 mil endividados. Na época, a Serasa ainda informou que o valor bruto médio das dívidas era de R$ 4.661,69.   

Serasa Experian em São Carlos

O número de dívidas dos são-carlenses totalizava o surpreendente montante de 284.505 títulos vencidos. 

Os dados se mostram ainda mais chocantes quando pensamos que, segundo o senso do IBGE referente a 2017, apenas 88.298 pessoas estão empregadas no município.

Também de acordo com o último senso, 28,5% da população de São Carlos vive com menos de R$ 500 por mês. O problema tende a se agravar ao longo de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus e a crise econômica subsequente a ela.

Dica   

Foto: arquivo/pixabay

O economista Eloy Martins diz que para os endividados o melhor conselho é ter paciência e pagar uma dívida por vez, se for possível.  

"É melhor quitar aos poucos, começando pelas maiores dívidas, para evitar juros exorbitantes, do que não pagar nada. Muitas pessoas tentam renegociar todas as dívidas de uma vez só e acabam não dando conta de pagar. Isso é pior", ressalta.    

Ele também orienta o consumidor a procurar por feirões "limpa-nome" promovidos pelo Serasa, ou então outros mutirões de negociação que possam oferecer descontos de até 92% do saldo devedor.