Aguarde...

Economia

Cultura: Sebrae realiza palestras gratuitas para profissionais

Segundo especialista, setor cultural está entre os mais afetados pela pandemia

| ACidadeON/São Carlos

Foto: divulgação/UFSCar
O Sebrae São Paulo começa nesta segunda-feira (29) uma série de palestras gratuitas para profissionais da área cultural, uma das mais afetadas com o cancelamento de todos os eventos artísticos, desde março deste ano.

Já são mais de três meses sem shows, peças de teatro e feiras de artesanato. Por isso, a saída e reinventar, procurar alternativas para ganhar o sustento mensal até o final das medidas de segurança.

Segundo a especialista em Economia Criativa do Sebrae-SP, Jenifer Botossi, os profissionais da área cultural foram os primeiros a sofrer com a pandemia e, provavelmente, serão os últimos a terem o trabalho normalizado. Diante de toda dificuldade, Jenifer ressalta que a saída é pensar outras maneiras de seguir os negócios.

"São duas coisas que são importantes e essenciais para esse profissional. Um é sua função artística, que ele coloca expressa sua criatividade, mas pra essa condição chegar até o público, ela precisa passar por alguns caminhos que a gestão vai possibilitar. É importante que esse empreendedor saiba como se organizar, como trabalhar seu planejamento, como colocar preço naquilo que ele produz, como trabalhar a divulgação com que ele consiga fazer com que os consumidores entendam a proposta desse empreendedor", explicou.

Segundo Jenifer Botossi, o Sebrae inicia hoje um fórum online com o objetivo de reunir esses profissionais da cultura para pensar novas formas de produzir e vender seus trabalhos.

"Nós buscamos conversar com esses atores, com essas pessoas, para entender quais eram as necessidades deles neste momento, e a partir disso surgiu o fórum. A gente está com uma programação que aborda diversos assuntos que buscam ajudam esses profissionais a se reinventarem", comentou.

Durante o fórum, haverá capacitação sobre como atuar de forma colaborativa, como vender pela internet, como planejar carreiras artísticas, além de vários outros assuntos.

As atividades começam hoje, a partir das 19h, e seguem até quinta-feira. No site do Sebrae São Paulo, é possível consultar todos os detalhes do fórum. Os interessados devem se inscrever pelo Whatsapp (12) 3519-4811.

Mais do ACidade ON