
A Latam Airlines Brasil, presente em São Carlos, anunciou nesta quinta-feira (2) o desligamento de 204 funcionários na cidade. Os colaboradores aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).
Segundo a empresa, houve diálogo com os representantes da categoria e a medida faz parte das ações tomadas em decorrência do impacto econômico mundial gerado pela pandemia de Covid-19.
Confira o posicionamento da empresa:
Diante dos efeitos causados pela Covid-19 no setor aéreo, a LATAM Airlines Brasil informa que buscou, por intermédio de um novo Acordo Coletivo de Trabalho, formas de minimizar os impactos econômicos e principalmente os sociais, sempre procurando preservar os empregos. A empresa foi a única aérea a fechar o acordo com os Sindicatos dos Aeroviários, cuja proposta foi aprovada em Assembleia pelos colaboradores da LATAM. O acordo contempla a implantação de PDV (Programa de Demissão Voluntária), com benefícios aos funcionários que aderiram; e de LNR (Licença Não-Remunerada), por no mínimo três meses e com garantia de estabilidade de emprego durante o período de licença.
Baseado nesse acordo e no cenário atual gerado pela pandemia, especificamente no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO) da companhia, 204 colaboradores terão seus contratos de trabalho rescindidos. Desse total, 23% representam funcionários que aderiram ao PDV. Além disso, sete outros colaboradores entrarão em Licença Não-Remunerada.
A companhia reforça ainda que as operações no MRO seguem normalmente.