Aguarde...

Economia

Sebrae realiza capacitação para auxiliar lojistas de shoppings

Foco será a retomada das vendas na região e reestruturação das lojas para o 'novo normal'

| ACidadeON/São Carlos

Sebrae São Carlos. Foto: Reprodução/Google
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) realiza a partir desta segunda-feira (3) uma série de palestras e mentorias para capacitação de lojistas de shoppings de São Carlos (SP) e região para auxiliar na retomada das vendas.

Desde o início da pandemia, em março, as vendas nos shoppings brasileiros tiveram perdas de R$ 25 bilhões e quase 600 estabelecimentos fechados, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

Tendo em vista a dificuldade do momento e a necessidade de se reinventar, o Sebrae São Carlos e região vai promover uma semana de capacitação para lojistas de shoppings durante duas semanas

Segundo a coordenadora do projeto e gestora do Sebrae, Amanda Arthur, a capacitação é voltada especificamente para trabalhar o processo de retomada de vendas e a reestruturação das lojas em shoppings.

"É um programa do Sebrae que foi construído de forma a tender as demandas dos lojistas de shoppings e gerentes de lojas. Os lojistas manifestaram criar um receio, uma segurança do consumidor que precisa ser respeitado no primeiro momento, mas o lojista precisa trabalhar para oferecer essa segurança, para demonstrar por meio da comunicação clara que todos os cuidado estão sendo tomados para que o consumidor possa consumir com tranquilidade", explicou.

Amanda Arthur comenta quais são as principais dificuldades dos lojistas para conseguir sobreviver nesses meses de diminuição das vendas e alteração nas normas de funcionamento.

"Na primeira dificuldade são as mudanças que aconteceram nas últimas semanas, de horários, deixa o consumidor um pouco perdido, e de novo a comunicação é importante. A organização da estrutura de atendimento para que o consumidor encontre uma loja preparada para a jornada que mudou, a necessidade de organizar a casa do ponto de vista da gestão financeira, porque é um momento em que a receita diminui. É preciso olhar mais na luta com fixos e variáveis e fazer ajustes necessários para que a retomada aconteça de uma forma efetiva e bem sucedida condizente com o lucro", finalizou.

Para participar da capacitação gratuita oferecida pelo Sebrae, os lojistas de shoppings podem se inscrever via WhatsApp pelo número (16) 99186-7879. A capacitação acontece das 19h às 21h.

Mais do ACidade ON