Aguarde...

Economia

Comércio de São Carlos tem feriado tranquilo e sem aglomerações

Maior movimentação de consumidores e veículos aconteceu na manhã deste sábado (15), mas situação logo foi normalizada

| ACidadeON/São Carlos

Centro de São Carlos (SP) no feriado deste sábado (15). Foto: CBN São Carlos
O comércio de São Carlos (SP) teve movimentação tranquila e sem maiores aglomerações durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia celebrado neste sábado (15).  

Diferentemente do final de semana anterior, onde foi constatada grande aglomeração e consumidores sem máscaras, o Centro manteve suas lojas abertas das 10h e seguirá funcionando até às 16h, mas sem grandes movimentações. Segundo consumidores, a maior movimentação foi no período da manhã, assim como um pico de lentidão no trânsito, mas a situação logo se normalizou e o fluxo se restabeleceu como em um dia comum.  

Esse foi o primeiro feriado que o comércio funcionou neste ano. Mesmo com a pandemia, o acordo assinado pelos sindicatos do setor em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) já autorizava a abertura na data como uma forma de potencializar as vendas.  

Com a pandemia, o comércio ficou por um bom período fechado e segue retomando suas atividades gradativamente e com as determinações do Plano São Paulo, com funcionamento de 6h diárias e capacidade de 40% dos estabelecimentos, além de distanciamento social.  

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.  

Em estabelecimentos comerciais, a multa prevista para quem não estiver utilizando máscara facial é de R$ 5 mil por pessoa. Já em espaços públicos, como ruas e praças, a multa é de R$ 500.  


Mais do ACidade ON