Aguarde...

Economia

Comércio de São Carlos volta ao horário normal nesta terça (13)

Após sete meses entre fechamento total e horários reduzidos, estabelecimentos agora retomam funcionamento por 10 horas seguidas

| ACidadeON/São Carlos

Comércio de São Carlos (SP). Foto: CBN São Carlos

Após sete meses entre fechamento total e horários reduzidos, o comércio de São Carlos (SP) retoma nesta terça-feira (13) ao seu horário normal de funcionamento. Máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel continuam obrigatórios tanto para consumidores quanto para comerciantes.  

Agora, o comércio de rua e bairros volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h. Esse horário deve permanecer até o final do mês de novembro, quando há uma nova definição entre as entidades do município.  

Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que define o horário do comércio, também não haverá abertura do comércio nos próximos três feriados de novembro: Finados, aniversário de São Carlos e Proclamação da República.  

A cidade segue na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização, que permite a abertura de comércio e serviços por 10 horas seguidas. Máscaras, álcool em gel e distanciamento continuam obrigatórios.  

Idas e vindas
O comércio permaneceu fechado por quase um mês, seguindo determinação municipal. Em 27 de abril, o poder público autorizou a retomada de funcionamento de alguns setores como atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios.  

A retomada do comércio geral classificado como não essencial foi em 1º de junho, quando o município foi incluído na fase amarela do Plano São Paulo. Na ocasião, o funcionamento foi liberado das 10h às 16h, enquanto os restaurantes bares e similares com atendimento presencial podiam funcionar por 6 horas seguidas.  

Porém, dias após são Carlos (SP) foi classificada para a fase laranja da flexibilização e reduziu mais uma vez o horário de funcionamento para apenas quatro horas. Nesse meio tempo, o comércio também passou por alterações de horário.  

O avanço para a fase amarela em toda a região aconteceu no final de julho, quando as lojas voltaram a funcionar por seis horas seguidas e permaneceu nesta classificação até o momento, também com alterações na autorização de funcionamento das fases seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo.

Mais do ACidade ON