Aguarde...

Economia

Procon de São Carlos alerta para aumento de golpes pela internet

Cuidados básicos podem evitar a dor de cabeça; crimes estão se tornando cada vez mais frequentes entre os consumidores

| ACidadeON/São Carlos

Vendas por meio de grupos de redes sociais exigem muita cautela. Foto: ACidade ON - São Carlos

A pandemia trouxe consigo uma mudança no perfil dos consumidores, que passaram a comprar com frequência pela internet. No entanto, junto com essa situação, também aumentaram os casos de golpes no Procon de São Carlos (SP). 

Neste momento, assuntos financeiros registram 32,47% das reclamações do órgão de defesa do consumidor. Novos cartões, taxa de juros, financiamentos, falta de pagamento de faturas e outras taxas bancárias estão entre os problemas. 

No entanto, o que mais chama atenção são as ocorrências de golpes dados em vendas na internet ou até mesmo por clonagem de dados em aplicativos de mensagens. Uma informação extra para a pessoa errada e o consumidor pode ter um prejuízo muito grande.  

Veja mais notícias de São Carlos e região

Para que o consumidor não seja vítima dessa situação, a diretora do Procon Juliana Cortes pontuou cuidados necessários na hora de contratar algum serviço ou comprar um produto. 

"Faça uma pesquisa detalhada sobre essa empresa que o consumidor está pretendendo uma relação de consumo. Pesquise o CNPJ, toda a empresa que tem o e-commerce e vende pela internet é obrigada por lei a ter um endereço fixo para que o consumidor consiga localizar essa empresa. O consumidor precisa procurar o cadeado de proteção no canto superior da tela, pesquisar na internet o nome da empresa para ver se não existem reclamações sobre aquela empresa, e desconfiar de empresas que aceitam somente como forma de pagamento o boleto", explicou.

A especialista em Direito do Consumidor também ressaltou a necessidade de cuidados especiais com a divulgação de dados do comprador e a nova modalidade de transferência que virou febre, o PIX.  

"A cada dia que passa, nós acompanhamos novos golpes que estão sendo praticados contra o consumidor. O consumidor precisa tomar muito cuidado neste momento de realizar contratações, não passar nenhum dado para ninguém que o consumidor não conheça. Isso é de extrema relevância", disse.

Além dessas dicas básicas, o site do Procon-SP também dispõe de outros cuidados a serem tomados. Dúvidas, informações e reclamações podem ser feitas pelo e-mail procon@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3419-4510.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON