Aguarde...

Economia

Lojistas esperam aumento de vendas para o Dia dos Namorados

Neste sábado (12), o horário de funcionamento do comércio de rua e bairros é das 9h às 17h

| ACidadeON/São Carlos

Vitrines decoradas ganham mais "amor" em São Carlos. Foto: CBN
Lojistas de diversos segmentos esperam um aumento de até 20% nas vendas para o Dia dos Namorados em São Carlos (SP). Com a data, os consumidores devem ficar atentos na hora de presentear.


A movimentação para a data começa no início de fevereiro, mas é na semana de comemoração que as vendas se intensificam. As opções de presentes vão de joias, ursos de pelúcia e chocolates até combo de bebidas e produtos tecnológicos.

Na loja em que Edson de Oliveira trabalha, as vendas sempre foram volumosas neste período. Para não ter queda, ele já pensou em novas estratégias para incrementar o negócio.

"Nós montamos aqui kits de bebidas, de petiscos, a parte de perfumaria também é sempre bem procurada. As lembrancinhas na parte de acessórios, de banhados. A expectativa é que a partir dessa semana a procura seja um pouco maior", disse.

Em alguns segmentos, como na loja da comerciante Dalva Rei, a data comemorativa traz mais lucros do que outras. "A expectativa é grande, a gente está com bastante novidade e espero que seja melhor. O Dia das Mães foi mais ou menos [em vendas], o Dia dos Namorados, junto ainda com a frente fria, vai ser bem melhor", comentou.

Neste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar R$ 1,8 bilhão no varejo deste ano. O carro-chefe das vendas ainda é o setor de vestuário, calçados e acessórios, que sozinho pode chegar a movimentar quase R$ 800 milhões, o equivalente a 44% do total de compras.  

Veja mais: Sincomércio divulga horário especial do Dia dos Namorados

Lojas se reinventam para aumentar vendas no Dia dos Namorados. Foto: CBN
Cuidados
Com a grande movimentação do comércio, também aumenta a necessidade de cuidados extras na hora da compra, tanto física quanto online. De acordo com Juliana Cortes, diretora do Procon de São Carlos, alguns cuidados simples podem evitar golpes.

"Os preços dos produtos precisam estar expostos e visíveis ao consumidor, então o consumidor que encontrar diferença de preço tem o direito de exigir o valor menor. Se o produto tiver dois preços, o consumidor também tem o direito de solicitar pelo valor menor. A empresa também pode impor valor mínimo para o consumidor que está adquirindo produtos no cartão", explicou.

As compras online pedem um pouco mais de atenção do consumidor, já que o número de golpes tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos, principalmente em relação à pandemia.

"Desconfiar de sites que oferecem somente a opção de boleto para pagamento porque o boleto é facilmente clonado e falsificado, e na hora de fazer o pagamento, confirmar todos os dados para quem está recebendo, principalmente pagamentos como PIX e cartão de crédito, é preciso ter muito cuidado", disse.

Quem se sentir lesado pode entrar em contato com o Procon de São Carlos através de um link disponível no site da prefeitura da cidade ou pelo WhatsApp (16) 3419-4510.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON