Publicidade

economia

São Carlos acelera o crescimento da frota em 2021

Depois de ano de redução no ritmo, município adiciona 2 mil autos nas ruas; 44% dos veículos só rodam com gasolina

| ACidadeON/São Carlos -

São Carlos tem sofrido com o número maior de veículos. Foto: Ely Venâncio/EPTV
São Carlos tem sofrido com o número maior de veículos. Foto: Ely Venâncio/EPTV
O crescimento da frota de veículos de São Carlos (SP) voltou a se acelerar após redução em 2020, ano de forte impacto da pandemia de Covid-19. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicados no fim do mês passado, mostram que a cidade tinha 194.878 veículos em agosto, a maioria automóveis.

Da virada do ano até agosto, São Carlos viu sua frota crescer em 2.011 veículos. No início de 2021, eram 192.867 autos, motos, caminhões e ônibus em circulação. Em termos percentuais, o crescimento da frota se acelerou em 7,9% na comparação com os oito primeiros meses do ano passado, quando 1.863 unidades começaram a circular na cidade. Apesar de maior, o ritmo ainda é menor do que o verificado antes da pandemia, em 2019, quando foram anotados 4.220 novos veículos na cidade.

No ano corrido com encerramento em agosto, São Carlos viu a sua frota crescer em 3.326 veículos. Em termos percentuais, são 1,74% no período. Há um ano, a cidade contava com 191.552 unidades em circulação. 
 
O crescimento do número de veículos na cidade é fruto de transferência de titularidade para residentes na cidade e aquisição veículos zero. O número de veículos em circulação na cidade impacta no trânsito na cidade, principalmente nas vias arteriais do município.

Tipos de veículo
Entre os tipos de veículo, os automóveis de passeio representam 62,8%. As motocicletas que têm presença grande no dia a dia no delivery, por exemplo, são 17% do total. Já as caminhonetes são 7,4%.

Os veículos pesados, como caminhão (2,1%), caminhão-trator (0,42%), ônibus (0,24%) e micro-ônibus (0,25%) também têm participação na frota local.

Combustíveis
18 anos após o lançamento do primeiro veículo flex, São Carlos ainda tem mais veículos a gasolina do que bicombustíveis. Segundo o Denatran, 44,3% dos veículos usam somente o combustível fóssil contra 40,2% flexíveis. Os movidos a diesel são 5,8% e os exclusivamente a etanol são 6,6%.

Presentes no noticiário nos últimos anos, os veículos elétricos carregáveis na tomada ainda são presença incipiente na cidade. Os plug-ins somavam três unidades em agosto. Os híbridos, cuja forma motriz se divide entre um motor elétrico e outro a combustão, somam 72 unidades.

Ambiente monocromático
Líder no ranking das cores, o branco lidera com 20,7%, seguido pela prata, com 20,1%, preta, com 18,3%, e cinza, com 12%. De maneira geral, a paleta monocromática representa sete em cada dez veículos em circulação na cidade.

Fora do eixo "branco, prata, cinza, preto", o vermelho representa 10,4%. Já o azul, também presente nas ruas, mas em menor número, são 7,5%. Uma curiosidade é que São Carlos tem 80 veículos cor-de-rosa.

Mais notícias


Publicidade