Publicidade

economia

Solicitações do benefício municipal vale gás triplicam em São Carlos

Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, o aumento é justificado pelo aumento no preço do gás de cozinha e a perda de renda familiar com a pandemia

| ACidadeON/São Carlos -

São Carlos triplicou quantidade de cotas de gás para famílias vulneráveis (Foto: Denny Cesare/Código 19)

As solicitações do benefício Vale Gás triplicaram em São Carlos (SP), passando para quase 200 pedidos por mês. Segundo a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o aumento dos pedidos é justificado pelo preço atual do gás e a perda de renda familiar durante a pandemia de Covid-19. 

Anteriormente, segundo a pasta, eram repassadas 60 cotas mensais da recarga de gás, com a pandemia e o aumento do produto, foi necessário triplicar a aquisição desse benefício. 

Para atender a todos os pedidos que estavam cadastrados foi necessário passar de 60 recargas por mês para 191. "Conseguimos zerar a fila e a nossa ideia e atender os usuários com espera mínima entre o pedido, a aquisição e entrega do benefício", afirma a secretária. 

O benefício é eventual sendo uma medida de proteção social de natureza temporária e tem a intenção de prevenir e promover o enfrentamento das situações provisórias que possam fragilizar os indivíduos e suas famílias.  

Governo do estado anuncia ampliação do Programa "Vale Gás" (Foto: Divulgação)

Vale gás estadual
Além do benefício municipal, o Governo do Estado também oferece, por meio do programa Vale Gás São Paulo, o auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, que funciona por meio de transferência de renda destinada a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg). 

Tem direito ao programa famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não recebem Bolsa Família e que possuem renda mensal per capita de até R$ 178,00. Em São Carlos, 2 mil famílias têm direito a receber. 

Para saber se a pessoa terá direito ao auxílio, basta acessar o endereço eletrônico www.valegas.sp.gov.br e preencher o número do NIS para consultar se está elegível para receber o benefício. Quem não tiver acesso à internet, pode pedir informações no CRAS próximo à residência. 

Na segunda-feira (22) também foi sancionada pela Presidência da República a lei que cria um vale gás federal. Pelo programa, metade do preço do gás de cozinha será subsidiado a famílias de baixa renda por cinco anos. 

A lei que cria o programa "Gás para os Brasileiros" vai beneficiar a população que está inscrita nos programas sociais do Governo Federal. O subsídio de no mínimo 50% valerá para a compra do botijão de 13 quilos a cada dois meses. O município está aguardando maiores informações sobre este programa.

Mais notícias


Publicidade