Publicidade

economia

Bilhões estão "esquecidos" em bancos; saiba saber se tem dinheiro a receber

Banco Central lança plataforma que permite pessoas físicas e jurídicas a consultar - e sacar - dinheiro devido pelas instituições bancárias

| ACidadeON/São Carlos -

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O Banco Central (BC) disponibilizou uma ferramenta que permite pessoas físics e jurídicas consultar se tem dinheiro a receber de bancos. O BC estima cerca de R$ 8 bilhões de reais de valores a receber.

Na primeira fase do programa serão liberados R$ 3,9 bilhões, valor decorrente de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

No decorrer deste ano está prevista a disponibilização de valores decorrentes de tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

As informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições, afirma o BC. Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores.

Clique para acessar o Registrato.

Mais notícias


Publicidade