Publicidade

economia

Receita Federal alerta sobre novo golpe de restituição do IR

Instituição destaca a importância nos cuidados com mensagens e links enviados por e-mail; mais de 19 milhões de declarações foram feitas até o momento

| ACidadeON/São Carlos -

Receita Federal anunciou as regras para a Declaração do Imposto de Renda de 2022 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe envolvendo restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), onde os golpistas estão enviando e-mails com supostos links para acesso que roubam dados das vítimas.

O órgão ressaltou que os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso e que todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br.

No caso abaixo, por exemplo, foi usada uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante. 

Um dos golpes sendo aplicados. Foto: Divulgação/Receita Federal
Declarações
Até sexta-feira (6), segundo a Receita, foram entregues 19.704.191 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo, prorrogado para 31 de maio.

Mensalmente a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais: idosos; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; demais contribuintes. Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Clique aqui para saber mais sobre a restituição do imposto de renda. 

Mais notícias


Publicidade