Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias

Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias

Famílias que estão com dados incompletos no sistema devem regularizá-los até 12 de agosto. Em São Carlos, há 18.800 famílias já cadastradas 

 

O prazo de averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), que garante acesso a benefícios do governo como Auxílio Brasil, se encerrará em 9 dias, em 12 de agosto. 

Assim, as famílias que estão com dados incompletos ou que as informações caracterizarem alguma inconsistência no sistema do governo, devem fazer a regularização até o prazo estipulado para não perder os benefícios sociais aos quais são elegíveis. 

O prazo original para a regularização dos dados no sistema era até junho deste ano, porém, o Governo Federal decidiu ampliar o prazo para agosto, a fim de garantir que as famílias não percam os benefícios que recebem por falta de informações ou por dados desatualizados.

A averiguação cadastral faz o cruzamento das informações contidas em outros registros administrativos federais com o banco de dados do CadÚnico, de modo a reaproveitar tais informações. Porém, podem haver divergências de dados no processo, fazendo com que seja necessário que as famílias comprovem que cumprem os critérios de elegibilidade aos benefícios.

Como fazer a regularização

Para fazer a atualização, é necessário baixar o aplicativo do Cadastro Único para verificar os dados que foram informados no momento do cadastro. Neste app, também é possível fazer as devidas alterações dos dados sobre eventuais mudanças na renda, na quantidade de pessoas que há na família, na situação de emprego formal, dentre outras informações.

Cadastrados na região

Em São Carlos, há 18.800 famílias cadastradas no CadÚnico em 2022. O número de cadastrados na cidade era de 15.927 em 2021, o equivalente a um aumento de 18% na quantidade de famílias que dependem do auxílio de programas sociais. 

Embora haja um grande número de famílias cadastradas no sistema, a Prefeitura não sabe informar a quantidade de famílias que precisam fazer a atualização dos dados ou que estejam em situação irregular no sistema. 
 

Thainá Araújo

Thainá Araújo é repórter do acidade on. Formada pela Unesp Bauru em jornalismo, tem experiências profissionais no portal de notícia g1 São Carlos e Araraquara e na Prefeitura de São Paulo, como assessora de imprensa. + info

Mais Notícias

Mais Notícias