- Publicidade -
CotidianoPrazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias

Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias

Famílias que estão com dados incompletos no sistema devem regularizá-los até 12 de agosto. Em São Carlos, há 18.800 famílias já cadastradas

- Publicidade -

 

Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)
Prazo para averiguação cadastral do CadÚnico se encerra em 9 dias. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

O prazo de averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), que garante acesso a benefícios do governo como Auxílio Brasil, se encerrará em 9 dias, em 12 de agosto. 

- Publicidade -

Assim, as famílias que estão com dados incompletos ou que as informações caracterizarem alguma inconsistência no sistema do governo, devem fazer a regularização até o prazo estipulado para não perder os benefícios sociais aos quais são elegíveis. 

O prazo original para a regularização dos dados no sistema era até junho deste ano, porém, o Governo Federal decidiu ampliar o prazo para agosto, a fim de garantir que as famílias não percam os benefícios que recebem por falta de informações ou por dados desatualizados.  

VEJA TAMBÉM 
Governo pagará R$110 de Auxílio Gás a partir de agosto 
Governo inicia pagamento de auxílio a caminhoneiros; veja calendário 

A averiguação cadastral faz o cruzamento das informações contidas em outros registros administrativos federais com o banco de dados do CadÚnico, de modo a reaproveitar tais informações. Porém, podem haver divergências de dados no processo, fazendo com que seja necessário que as famílias comprovem que cumprem os critérios de elegibilidade aos benefícios.

Como fazer a regularização

- Publicidade -

Para fazer a atualização, é necessário baixar o aplicativo do Cadastro Único para verificar os dados que foram informados no momento do cadastro. Neste app, também é possível fazer as devidas alterações dos dados sobre eventuais mudanças na renda, na quantidade de pessoas que há na família, na situação de emprego formal, dentre outras informações.

Cadastrados na região

Em São Carlos, há 18.800 famílias cadastradas no CadÚnico em 2022. O número de cadastrados na cidade era de 15.927 em 2021, o equivalente a um aumento de 18% na quantidade de famílias que dependem do auxílio de programas sociais de um ano para o outro.

Embora haja um grande número de famílias cadastradas no sistema, a Prefeitura não sabe informar a quantidade de famílias que precisam fazer a atualização dos dados ou que estejam em situação irregular no sistema, reforçando a necessidade de checar o aplicativo para saber se os dados estão corretos ou não.
 
LEIA MAIS
Luan Santana ganha versão exclusiva do jogo Banco Imobiliário 
Eliminado do ‘MasterChef’, Fernando recebe proposta de Jacquin

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -