A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) avalia que São Carlos tem apresentado “ambiente de negócios mais dinâmico” em 2025.
Em boletim de análise econômica, a associação detalha os desempenhos das atividades produtivas de São Carlos no primeiro quadrimestre, encerrado em abril. A avaliação leva em conta dados nacionais do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) que mostram crescimento de 8 das 10 principais atividades produtivas, com exceção dos serviços domésticos e da agricultura.
“Apesar disso, a produção agrícola brasileira manteve bons indicadores: houve expansão dos rendimentos por área plantada de cereais, leguminosas e oleaginosas em várias regiões do país. Na pecuária, também houve crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos, além do aumento na produção de leite e ovos”, afirma.
Em São Carlos, entre janeiro e abril de 2025, o número de vínculos formais de trabalho cresceu em todos os setores, exceto o comércio, que manteve estabilidade. A cidade registrou a criação de 1.349 novos postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para o setor industrial, seguido por serviços, construção civil e agropecuária. O comércio apresentou uma ligeira retração, com 10 vagas a menos no período.
Para a presidente da Acisc, Ivone Zanquim, os dados mostram que São Carlos segue com uma economia sólida e diversificada. “Mesmo em um cenário de desafios nacionais, São Carlos demonstra força com a geração de empregos, especialmente na indústria, o que reflete o potencial da nossa cidade para atrair investimentos e impulsionar o crescimento local”, destaca.
Na análise técnica do levantamento, o economista Elton Casagrande, do Núcleo Econômico da Acisc, chama a atenção para a movimentação empresarial no município.
“Além da criação de vagas formais, observamos um aumento no número de empresas ativas na cidade, o que revela um ambiente de negócios mais dinâmico. Esse aquecimento é fundamental para a geração de renda, ocupações e fortalecimento da economia local”, explicou Casagrande.
Para fins comparativos, no primeiro quadrimestre de 2024, São Carlos havia criado 1.789 vagas formais, lideradas pelo setor de serviços. Já em 2025, o protagonismo do crescimento recaiu sobre a indústria, acompanhando a tendência estadual paulista.
Outro dado importante do levantamento é o aumento na abertura de empresas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), sociedades limitadas (LTDA) e outras formas jurídicas. Esse movimento reforça o cenário de aquecimento da atividade empresarial na cidade.
“A Acisc reforça que os dados formais de emprego não contemplam o mercado informal, empregadores e trabalhadores autônomos sem CNPJ, sendo apenas uma parte da dinâmica ocupacional observada. Ainda assim, o cenário indica resiliência e expansão econômica, com a cidade mantendo bons níveis de geração de empregos e atividade empresarial”, conclui.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.