O mercado de trabalho de São Carlos teve o melhor resultado para abril desde 2020, quando começou a atual série de Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho).
O município somou 3.448 admissões e 3.016 demissões, com saldo de 432 novos postos de trabalho em abril, resultado que também é o maior corrente desde agosto do ano passado.
VEJA TAMBÉM
Gasolina vai aumentar amanhã em São Carlos; confira quanto vai custar
Abaixo dos R$ 5: confira os postos com a gasolina mais barata de São Carlos
Neste ano, São Carlos soma 1.094 novos postos de trabalho com carteira assinada, o que elevou o número de empregados formalmente a 80.567 empregados.
RESULTADOS SETORIAIS
O comércio foi o setor com maior saldo de contratações, com 131 novas vagas líquidas. Na sequência, praticamente empatados, estão os setores industrial (+119) e de serviços (+118). A construção civil (+41) e agropecuária (+23) completam os resultados “azuis” em todos os setores econômicos pesquisados.
O resultado do comércio foi impulsionado pelo varejo, subsetor que somou 106 novos postos de saldo. Em serviços, as contratações foram puxadas pela administração pública, que somou 81 novas vagas. A indústria de transformação, em especial, as fábricas de máquinas e equipamentos e máquinas e aparelhos elétricos.
Em 2023, no acumulado, o comércio segue com resultado negativo, ou seja, mais demitiu do que contratou. Foram fechadas 14 vagas no período.
Neste ano, o setor de serviços foi o que mais acelerou nas contrações, com +754 postos, seguido da construção civil, com +172, indústria, com +148, e agropecuária, com +34.
MULHERES LIDERAM
As mulheres tiveram mais oportunidades do que os homens em abril, segundo o Caged. O saldo foi de 308 novos postos para elas e 124 para eles.
Dentre as faixas etárias, a dos 18 aos 24 anos foi a que mais se beneficiou na onda de contratações, com 311 novos postos. Os trabalhadores com ensino médio completo lideram entre os graus de instrução, com +234 novas vagas, seguidos dos com diploma universitário, com 105 novos postos.
LEIA MAIS
Preço da gasolina deve voltar a subir com nova regra de ICMS