Apesar da suspensão das festas de Carnaval, a data do Rei Momo deve render, em São Carlos, feriadão de “quatro dias e meio” nas repartições públicas.
O prefeito Airton Garcia (PSL) decretou, em portaria publicada no dia 14 de janeiro, que haverá ponto facultativo entre 28 de fevereiro até o meio-dia de 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas. O sábado (26) e domingo (27) de Carnaval também entram na soma da folga.
Como nos feriados prolongados anteriores, as repartições municipais poderão montar escalas de trabalho e revezamento para prover serviços públicos à população. Serviços essenciais trabalham de forma ininterrupta.
A distribuição de pontos facultativos durante o Carnaval é semelhante à divulgada pelo governo do Estado de São Paulo. Assim, repartições municipais e estaduais deverão ter esquemas de trabalho semelhantes.
Em São Carlos, não haverá festas públicas de Carnaval. A Prefeitura, por meio do Centro de Artes e Cultura (CEMAC), vai analisar a possibilidade de organizar eventos virtuais com apresentações musicais. As festas fechadas de Carnaval não devem estar autorizadas no Estado de São Paulo, havia anunciado o governador João Doria (PSDB) no mês passado.
O feriadão de Carnaval pode possibilitar, porém, a viagem de servidores para destinos populares nesta época do ano, como as praias do litoral paulista.
No Carnaval do ano passado, em meio a outro pico da pandemia de Covid-19, diversas regiões do Estado estavam na fase vermelha do Plano São Paulo e outras muitas, na laranja.
São Carlos teve em janeiro o mês de maior disseminação da Covid-19. Na comparação com dezembro, 2022 começou com aumento de 3.000% no número de casos confirmados.