O comércio de rua e dos bairros de São Carlos e Ibaté estará funcionando neste sábado (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, das 9h às 15h. Em shopping e galerias, o horário de atendimento é reduzido (veja abaixo).
Além desse feriado, as lojas também já estão autorizadas a funcionar das 9h às 15h nos feriados de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil; em 12 de outubro, feriado de Nossa Sra. Aparecida e Dia das Crianças, e no feriado de 15 de novembro, quando é celebrada a Proclamação da República.
O comércio das duas cidades ainda terá o horário estendido, até às 22h, na antevéspera do Dia dos Pais, em 12 de agosto, e para a Black Friday, no dia 25 de novembro.
LEIA MAIS
Veja como ficou o novo “shopping popular” de São Carlos
São Carlos pode perder espaço no “bolo da arrecadação” em 2023
No shopping Iguatemi, a praça de alimentação funciona das 11h às 22h todos os dias, mas as lojas e quiosques funcionam com horário reduzido nos feriados, das 12h às 20h.
Já no Passeio São Carlos, para lojas de alimentação o funcionamento é das 11h às 22h, de segunda a domingo. Quanto às lojas, não há um horário pré-definido e cada estabelecimento pode definir o seu. O funcionamento detalhado está no site do empreendimento.
Mudança de horário
Em relação aos horários praticados no ano passado, houve diminuição do horário de funcionamento, que em 2021 foi das 9h às 16h em feriados trabalhados.
A mudança foi definida na Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022. O funcionamento até às 15h, no entanto, não tinha sido aplicado até então porque em todos os feriados do primeiro semestre as lojas permaneceram fechadas.
Sobre as condições de trabalho, a cláusula quinta do documento determina que as empresas que aderirem ao acordo deverão pagar o dia em dobro das horas efetivamente trabalhadas em feriado, salvo se o empregador conceder folga compensatória.
O acordo também determina que o empregador forneça vale transporte necessário para o deslocamento do empregado do trabalho à sua casa de forma gratuita, sem desconto em folha. Além disso, as empresas também podem conceder outros benefícios pelo trabalho no feriado, conforme política interna.
VEJA TAMBÉM