Muito se fala em São Carlos como um polo das atividades tecnológicas e de inovação, mas a cidade vai muito além. Com quase 255 mil habitantes, é natural que o município tenha inúmeros negócios dos mais diversos setores. No entanto, a dúvida de muitas pessoas é: quais são os segmentos mais populares abertos este ano?
O questionamento não é tão fácil de responder por falta de dados mais específicos sobre os estabelecimentos, mas ainda é possível ter uma noção do que é mais comum na capital da tecnologia.
Dados do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) levantados exclusivamente ao portal apontam que de janeiro a setembro deste ano foram 1.266 empresas abertas na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
A comparação entre os setores econômicos no total de sete meses aponta que março foi o ápice deste ano entre as constituições – foram 170 empresas, com disparada no setor do comércio.
Confira abaixo o gráfico com as atividades econômicas mais frequentes na cidade:
Outras atividades econômicas também estão entre as mais frequentes – acima de 50 registros, ao menos. São elas: indústrias de transformação (82); alojamento e alimentação (64); atividades imobiliárias (64); e setor de construção (50).
*Os dados não incluem MEI (Microempreendedor Individual) ou avaliação do desempenho das empresas.
E ENTRE AS EMPRESAS MENORES?
No levantamento feito pelo Sebrae-SP referente aos pequenos negócios abertos entre janeiro e agosto desse ano, é possível notar um perfil diferenciado e um volume muito maior de pequenas empresas criadas: 4.241 aberturas nos oito meses.
Entre as que tiveram mais de 100 registros de abertura estão:
- Empresas que fornecem serviços especializados de apoio administrativo – 233;
- Empresas de promoção de vendas – 226;
- Empresas com atividades auxiliares de transporte terrestre – 186;
- Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios – 153;
- Restaurantes, lanchonetes, casas de chá e afins – 137;
- Cabeleireiros, manicures e pedicures – 128;
- Serviços domésticos – 126;
- Atividades de ensino – 114;
- Obras de alvenaria – 108.
CONCLUINDO…
É possível observar, então, que entre as médias e grandes empresas o comércio, de modo geral, ainda é o grande destaque na movimentação econômica da cidade, mas há um crescimento importante no setor de atividades profissionais, científicas e técnicas.
Já entre as pequenas empresas e microempreendedores individuais, os serviços administrativos e as vendas ficam em evidência, mas também há um grande volume de firmas abertas para o comércio menor e setores de beleza e alimentícios.
*Importante: nenhum dos órgãos acima inclui o número de instituições religiosas registradas na cidade – o que também é motivo de curiosidade. Tais dados geralmente são registrados em cartório de registro de pessoa jurídica, mas nem todas o fazem.
CONFIRA OUTRAS REPORTAGEM DO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO:
Vale do Silício Brasileiro: entenda porquê São Carlos se tornou o berço das startups
Catedral de São Carlos: conheça a cripta onde bispos da Diocese são sepultados
Elba Ramalho, Leci Brandão e Rappin Hood estão entre as atrações de aniversário de São Carlos
Dia de São Carlos: festa do padroeiro terá missas, quermesses e shows ao vivo
Elogios e promessa quebrada: a visita de Dom Pedro II a São Carlos em 1886
Uma mistura de épocas: entenda as características dos prédios históricos do Centro de São Carlos