A CPFL Paulista constatou 206 fraudes e furtos de energia em São Carlos no primeiro semestre desde ano. O volume é menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram flagrados 349 “gatos”.
A empresa realizou 1.345 inspeções nos primeiros seis meses deste ano. A proporção de irregularidades dentre os fiscalizados é de 15,3%. Já no mesmo período de 2020, os irregulares eram 11,6% do total.
Em Ibaté, a redução do número de flagrantes também foi evidenciada. No primeiro semestre de 2020 foram 42 dentre 221 (19%). Já neste ano passou para 13 dentre 118 (11%).
Segundo a concessionária de energia, investimentos no uso de inteligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes.
As regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Em junho de 2021, a perda de energia da concessionária, causada por fraudes e furtos, foi de 9,31% ante 9,4% no mesmo período do ano passado.
Dentro do combate contra fraudes e furtos, a CPFL Paulista realizou, no primeiro semestre de 2021, 51 ações de Segurança Patrimonial, registrou 1.145 boletins de ocorrência e 54 conduções de criminosos à delegacia. Os números são de toda a área de atuação da empresa.
“Esses resultados fazem parte do trabalho contínuo da empresa e são viabilizados tanto por meio de parcerias com órgãos públicos e autoridades policiais, quanto investindo em tecnologia de ponta e especialização das equipes em processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.
A companhia reforçou que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município.
Clientes da CPFL Paulista podem contribuir – de forma sigilosa – para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.