Quem deixou para comprar chope na última hora corre o risco de ficar sem a bebida para o Natal e o Ano Novo. As adegas de chope de São Carlos enfrentam dificuldades na aquisição da bebida e as que têm barris cheios estão com todas as chopeiras alocadas.
Com a liberação de eventos, as confraternizações de final de ano voltaram, gerando uma alta repentina na procura por bebidas, mas o fornecimento não acompanhou. Normalmente, as vendas triplicam em dezembro, mês em que o clima quente contribui ainda mais para manter as vendas em alta.
Um dos estabelecimentos está perdendo vendas com as falhas na entrega. O fornecedor entregou menos da metade da quantidade solicitada. No fim, clientes antigos ficaram sem chope e procuraram insatisfeitos a concorrência, relatou um funcionário de adega.
Em outro, o estoque de chope é suficiente para as próximas duas semanas. O gargalo está no número de chopeiras, insuficiente para atender toda a demanda. É o caso do estabelecimento onde Henrique de Paula Gomes trabalha. São 45 equipamentos, mas a quantidade de interessados é bem maior.
“Para o fim de ano, as chopeiras já acabaram tem duas semanas. As pessoas ligam e infelizmente estamos falando que não temos mais. As vendas de fim de ano melhoraram por conta da liberação. Está bem melhor do que no ano passado”, comenta.
Quem tem chopeira em casa um número limitado de pessoas tem a tranquilidade de não depender da locação do equipamento. “Quem quiser comprar só o barril está conseguindo sim”.