O que era só uma brincadeira para ocupar o tempo, acabou se tornando fonte de renda. Maria Vitória Favaro, de São Carlos, começou A Brownieria aos 15 anos, e nesta sexta-feira (7), Dia do Chocolate, conta sobre a paixão que virou seu ofício há três anos.
Diferente de outros jovens, o espírito empreendedor foi despertado cedo. Mais precisamente em 2020, quando iniciou os negócios e viu que poderia lucrar com algo que gostava de fazer. Para ela, o amor pelo chocolate fez toda a diferença.
“Para ter esse trabalho a gente precisa estudar muito, para saber a quantidade de gordura, açúcar, todos os processos que são feitos. É um trabalho muito legal de se fazer, um estudo muito legal, ainda mais o chocolate belga que tem muitas variedades, diversas opções no mercado”, disse.
VEJA TAMBÉM
Santuário da Babilônia promove Arraiá neste fim de semana em São Carlos
Sesi São Carlos abre inscrições para cursos gratuitos de iniciação musical
Nesses três anos, Maria viveu um período intenso de mudanças em seu negócio: a abertura de um MEI, a criação de um CNPJ, mudança de um apartamento com uma cozinha pequena para uma casa com um espaço maior para cozinhar, e a melhor evolução de todas, o aprendizado.
“Eu digo que fui crescendo junto com a loja. Como não tinha aulas, comecei a encaixar as produções, então fomos evoluindo. Minha maior rede de vendas é o Instagram, onde temos quase 4 mil seguidores, mas estamos pensando em abrir pelo iFood e mudar de novo de local porque o que estamos já está pequeno. O público só cresce cada dia mais”, comentou.
O AMOR PELO CHOCOLATE
Maria Vitória explica que o chocolate faz parte de toda sua vida, já que sempre consumiu em grande quantidade, e que também predomina em seu doce principal, que tem um sabor mais intenso.
“A gente usa o chocolate nobre na massa, que faz ele ter mais qualidade, ficar mais molhado, acentuar o gosto, e também usa em brigadeiros, massas de bolos, bombons, em diversas produções. A gente sempre tenta introduzir mais opções com essas receitas”, disse.
A empreendedora comenta que a data de hoje é comercial, mas que serve para criação de produtos e investir em outras formas de agregar em seu empreendimento, dando um ‘up’ nas vendas.
“As datas comemorativas são minha parte favorita de criar cardápios diferentes, e a gente tem muitos planos ainda. Cada vez me sinto mais feliz e privilegiada por poder passar de alguma forma todo o meu conhecimento em forma de doces, é muito satisfatório ver meu trabalho dando certo, as pessoas reconhecendo um trabalho, querendo comprar seu produto”, completou.
CHOCOLATERIAS EM NÚMEROS
Dados do Sebrae-SP, levantados a partir do Mapa de Empresas do Governo Federal, apontam movimentação acentuada nos estabelecimentos com atividades relacionadas à produção de chocolates.
De janeiro a maio deste ano, por exemplo, foram 31 estabelecimentos abertos em São Carlos – número 24,7% mais alto que os 23 registrados no mesmo período do ano passado.
Também é possível observar um crescimento no número de empreendimentos da mesma categoria que se mantiveram abertos nos últimos três anos – em 2021 eram 190 estabelecimentos, e até maio deste ano, foi para 279.
LEIA MAIS