- Publicidade -
EconomiaEm meio às incertezas da pandemia, indústria gera postos de trabalho em São Carlos

Em meio às incertezas da pandemia, indústria gera postos de trabalho em São Carlos

Setor industrial foi responsável por 28,9% dos empregos oferecidos na cidade em janeiro

- Publicidade -

Setor industrial foi responsável por 28,9% dos empregos oferecidos na cidade em janeiro. Foto: Divulgação

O município de São Carlos (SP) gerou 723 novos postos de trabalho em janeiro. Desse total, 28,9% dos empregos foram oferecidos pela indústria, que ficou em segundo lugar no ranking dos setores econômicos da cidade. O setor de Serviços saiu disparado na frente, sendo responsável por 63,6% dos postos de trabalho abertos no primeiro mês do ano.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No total, o mercado de trabalho em São Carlos demitiu 2.109 trabalhadores e contratou 2.832. O saldo de 723 representa um aumento de quase 100% em relação ao saldo registrado no primeiro mês do ano passado, que ficou em 367.

- Publicidade -

“Se olharmos para a indústria em janeiro de 2020, veremos que os números são muito parecidos, ou seja, geramos 210 empregos. Isso é reflexo da sazonalidade da nossa região, que retoma a safra nesse período, contribuindo para essa geração de empregos. E a diversidade de indústrias também ajuda a manter esses números”, avalia Emerson Chu, diretor titular do Ciesp São Carlos.

Para o vice-diretor da entidade, Marcos Henrique dos Santos, o crescimento do setor de Serviços em janeiro deste ano, em um momento em que tudo está fechando, revela uma possível influência da indústria. “Acredito que a geração de emprego ocorre devido à contratação de mão de obra temporária e terceirizada pela própria indústria. Então, nesse momento, a indústria é que é responsável por esse cenário”, analisa.

Agravamento da situação 

Com a chegada da nova cepa do coronavírus, contudo, e sem a devida organização para a vacinação em massa, a expectativa não é das melhores, afirma Chu: “sem a vacina, a insegurança cresce mais ainda. O momento está crítico. E fazer investimentos sem uma garantia de futuro fica difícil. A vacinação em massa agora seria muito importante, não só para as indústrias da nossa cidade, mas para as de todo o país”. 

Para o diretor do Ciesp São Carlos, a tendência para o próximo mês é de piora na economia. “A mão de obra na indústria é extremamente qualificada e nenhum industrial quer perdê-la. Até porque, repor essa mão de obra lá na frente vai gerar ainda mais transtornos. Porém, se não houver demanda, fica difícil”, afirma.

- Publicidade -

“Desta vez, nós estamos sofrendo restrições maiores com o comércio fechado novamente, interrupção dos serviços e até com possibilidades na nossa região, como ocorreu em Araraquara e Ribeirão Preto, de fechar a indústria também. Eu não sei se conseguiremos manter esses números daqui para frente, isso nos preocupa muito”, complementa.

Conscientização 

Emerson Chu alerta que a conscientização da população é fundamental. Usar máscaras e realizar o isolamento social são orientações comprovadas para evitar a disseminação do coronavírus e as medidas restritivas.

“As medidas restritivas têm que ocorrer conforme a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais. Mas, em tese, a restrição tem que ser muito bem traçada. Eu vejo que é muito importante um planejamento para que não tenhamos aglomerações, como estamos vendo em mercados, em postos de combustíveis etc.”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas