Aguarde...

economia

Chega a São Carlos plataforma que promete facilitar locação de imóveis

Criada em Campinas, LiveHere faz sua primeira expansão em São Carlos. Aluguel não exige fiador ou cheque caução, além de ter processo totalmente digital

| ACidadeON/São Carlos

Veja quais são as regiões mais caras para se morar em São Carlos
Acaba de chegar a São Carlos uma nova plataforma que pretende facilitar a vida dos universitários que chegam à cidade para estudar. Startup criada na Unicamp, em Campinas, a LiveHere tem o objetivo de simplificar a relação entre os interessados e os proprietários de imóveis.  

Entre as facilidades estão a não obrigatoriedade de que o locatário possua um fiador ou dê um cheque caução em um contrato de locação. A única exigência é de que seja apresentado um comprovante de renda, que pode ser de um responsável ou do próprio locatário.

O município de São Carlos é o segundo a receber a plataforma, depois de Campinas, onde foi criada por ex-alunos da Unicamp em 2018. Atualmente, a empresa já conta com 100 imóveis cadastrados na cidade.  

A partir do LiveHere, é possível especificar o tipo de imóvel que se procura, optando pela locação de apenas um quarto, por lugares que aceitem animais, que estejam mobiliados ou que aceitem contratos inferiores a 12 meses. Os pais dos alunos, mesmo morando em outros lugares, podem participar ativamente da locação, visto que o processo é totalmente digital.  

O CEO da empresa, Vinícius Freitas, atualmente com 24 anos, resolveu criar a LiveHere a partir de uma experiência pessoal. Quando chegou à Campinas para estudar, o jovem encontrou dificuldades até definir onde iria morar. Pensando nisso, Freitas desenvolveu a plataforma voltada para quem deseja escapar da burocracia das imobiliárias tradicionais ao chegar a uma cidade nova.  

"A demora do processo e a necessidade de garantias, como fiador e seguro fiança, dificultam muito a vida dos estudantes, por isso pensamos em uma alternativa que conseguisse resolver isso de forma rápida, eficiente e sem burocracia", afirma Vinicius Freitas.  

Completando um ano de atuação, a LiveHere já conta com mais de 3000 imóveis cadastrados em Campinas, sendo mais de 460 exclusivos. Para 2019, a meta da empresa é consolidar a presença nas duas praças iniciais, além de iniciar a expansão para outras cidades com perfil universitário.   

Imóveis em São Carlos


Como usar
Os interessados devem acessar a plataforma e analisar as ofertas disponíveis na cidade, todas ilustrados com fotos. Algumas das imagens, inclusive, podem ser visualizadas em 360°. A busca ainda pode ser refinada com o auxílio de diversos filtros personalizados.  

Em seguida, o estudante pode agendar uma visita presencial. Caso o imóvel atenda às necessidades do locatário, todo o processo restante é feito digitalmente, como o envio de proposta ao proprietário, cadastramento de documentos e até mesmo a assinatura do contrato.  

5 dicas de como encontrar o melhor imóvel para locação
Começar uma faculdade ou um novo curso, mudar de cidade, sair da casa dos pais, morar sozinho ou dividir com amigos: são muitas as mudanças e decisões a serem tomadas para os recém aprovados em uma universidade. Na maioria das vezes, a busca pelo local de moradia acaba sendo um dos grandes desafios para quem vai sair do conforto da família.  

Pensando em deixar o momento mais tranquilo, a LiveHere, plataforma digital de locação de imóveis para estudantes, dá 5 dicas para evitar apuros nessa fase:  

1) Localização Fique atento à localização do imóvel, veja se fica próximo a comércios como padarias, farmácias, mercados, se possuem fácil acesso a transporte público e, principalmente, a distância da faculdade;  

2) Planejamento Não deixe para última hora! Pesquise bem a cidade que irá estudar, faça uma busca detalhada pelos imóveis. A LiveHere, por exemplo, oferece vídeos e um tour 360º do imóvel, assim, o estudante economiza tempo e consegue ;  

3) Faça um pré-agendamento da visita Se deixar para agendar a visita ao imóvel na última hora, corre o risco de não conseguir locar aquele que deseja. Procure por facilidades, como agendamentos online;  

4) Fique atento a valores e documentação preste atenção em todos os valores, aluguel, condomínio, contas extras, e certifique-se de possuir toda a documentação necessária para a locação.  

5) Escolheu o imóvel? E agora? Faça uma proposta o mais rápido possível! Como há muita procura nessa época, quem fechar primeiro fica com os melhores.  

A procura pelo imóvel começa logo após a aprovação no vestibular e, com o mercado aquecido e a burocratização, muitas vezes fica difícil para o candidato encontrar o imóvel ideal e o processo de mudança acaba se tornando um pesadelo. Por isso, é importante usar ferramentas que ajudem nessa escolha.  

LEIA TAMBÉM 
Veja quais são as regiões mais caras para se morar em São Carlos 
Imobiliárias simplificam contratos e oferecem brindes para atrair universitários  

Imóveis em São Carlos têm queda no valor da locação



Mais do ACidade ON