- Publicidade -
EconomiaMais 4 mil veículos vão ganhar isenção de IPVA em São Carlos em 2022

Mais 4 mil veículos vão ganhar isenção de IPVA em São Carlos em 2022

No total, mais de 74,6 mil veículos estarão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) na cidade

- Publicidade -

Trânsito em São Carlos. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Trânsito em São Carlos. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)

A virada do ano possibilitará que mais 4 mil veículos deixem de pagar IPVA em São Carlos. Os veículos, todos de ano de fabricação 2002 entrarão no enquadramento de isentos de mais de 20 anos de circulação.

No total, mais de 74,6 mil veículos estarão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) na cidade. O número, obtido pelo portal acidade on São Carlos junto a Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), representa 38% dos 195,5 mil veículos registrados na cidade.

- Publicidade -

Os donos de veículos que não estão isentos vão pagar um IPVA mais salgado em 2022. Os preços dos automóveis, atualizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficaram 22% mais caros. Para quem tem moto ou caminhão o aumento foi ainda maior, de 23,3% e 25,1%, na ordem. Camionetas e utilitários subiram 23,5%. Confira aqui o valor para o seu carro.

O aumento foi causado pela inflação dos carros. A falta de peças eletrônicas nas linhas de montagem de montadoras gerou escassez de veículos 0 km nas concessionárias. Como os seminovos são opção, houve aumento de preços em cascata.

As alíquotas são as mesmas de sempre, válidas para o Estado de São Paulo. Novos e usados pagam: 4% entre os veículos de passeio, 2% entre as motos e simulares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado. Os caminhões pagam 1,5%. A taxa sobre veículos de locadoras teve mudanças. Caiu de 4% para 1% conforme mudança aprovada na Assembleia Legislativa.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -