A Secretaria de Turismo de Brotas informou que o turismo e a atividade hoteleira cresceram 25% na comparação entre julho de 2021 e julho de 2022, o que revela que o setor obteve alta mesmo durante o inverno.
Os dados mostram que o número de reservas em pousadas e hotéis saltou de 8 mil para 10 mil de um ano para o outro, alta motivada, principalmente, pelas temperaturas mais altas registradas no inverno deste ano e pela flexibilização das medidas de isolamento no combate à pandemia de Covid-19.
Já uma agência de esportes de aventura da cidade registrou aumento de 30% na procura por pacotes neste ano, o que também favorece os segmentos de hospedagem e de alimentação, já que as pessoas consomem em mais de um setor quando visitam a cidade.
O inverno menos rigoroso deste ano também favoreceu os esportes aquáticos, como é o caso do rafting, que teve aumento de 52% em julho de 2022, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A cidade, que é tradicionalmente conhecida pela variedade de esportes radicais e passeios em meio à natureza, está entre os principais destinos do Estado de São Paulo para o turismo ao ar livre.
Para atender à grande demanda por reservas, o setor hoteleiro conta com 64 empresas que oferecem serviço de hospedagem, um aumento de 10% em relação ao número de negócios deste ramo observado no ano passado.
Juntos, os negócios oferecem cerca de 3 mil vagas para hospedagem na cidade, os quais apresentam maior procura aos finais de semana e feriados.