- Publicidade -
EconomiaMunicípios da região têm resultados positivos na geração de vagas de trabalho

Municípios da região têm resultados positivos na geração de vagas de trabalho

Itirapina teve o maior saldo, com 634 empregos criados; exceção ficou para Ribeirão Bonito, que teve resultado no vermelho no ano passado;

- Publicidade -

 

Planta da Honda em Itirapina (SP). Foto: Divulgação

Os mercados de trabalho de Itirapina e Descalvado estiveram aquecidos em 2021 com fortes contratações em setores-chave de suas economias. Dourado, Ribeirão Bonito, Ibaté também tiveram saldos positivos. Ribeirão Bonito foi a única cidade com fechamento líquido de empregos. Em São Carlos houve criação de mais de 5 mil vagas no ano.

- Publicidade -

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Itirapina foi a cidade com maior criação de vagas no entorno de São Carlos. Foram 634 postos criados no decorrer do ano passado, com forte expansão na massa de trabalhadores no setor de serviços, com 557 vagas. Houve, ainda, crescimento no comércio (+ 79) e agropecuária (+46). Por outro lado, houve extinção na indústria (-45) e construção civil (-3).

Com 421 vagas criadas no ano passado, Descalvado teve resultados promissores na indústria (+190 postos) e serviços (+104), com avanços no comércio (+86) e agro (+48). Na construção civil houve mais dispensas do que contratações, com sete postos fechados.

O comércio foi responsável por quase a metade das 253 vagas criadas no município de Dourado em 2021. Foram 123 postos criados no setor, resultado positivo verificado pelo Caged na agropecuária (+64), serviços (+64), construção civil (+5). Na indústria houve encolhimento, com três postos extintos.

A cidade de Ibaté continua sentir o baque das dispensas no comércio, que fechou o ano com 176 postos extintos. O saldo líquido geral ficou em 178 vagas criadas. A construção civil demonstrou força com 160 postos, assim como a indústria (+99). A agricultura também teve mais contratações do que dispensas, com 88 vagas, assim como as atividades de serviços, com 7 postos.  

Única cidade a fechar o ano com saldo negativo, Ribeirão Bonito encerrou 2021 com 11 empregos a menos do que em 2020. Fechamentos no setor da construção civil explica o resultado ruim. As atividades tiveram 110 empregados com carteira assinada encerrados. A indústria teve fechamento de 9 vagas no período. Tiveram resultados no azul: serviços (+46), comércio (19) e agro (+43).

- Publicidade -
- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -