- Publicidade -
EconomiaO que vai mudar com o fim da escala 6×1?

O que vai mudar com o fim da escala 6×1?

Proposta da deputada Erika Hilton (PSol-SP) está em processo de coleta de assinaturas e pode avançar nesta semana

- Publicidade -

O fim da escala 6×1 foi um dos assuntos mais comentados na última semana. Com uma proposta que visa alterar o formato da jornada de trabalho semanal, a deputada Erika Hilton está juntando assinaturas de outros parlamentares e precisa do aval de 171 deputados, um terço do total. No momento, 71 já declararam seu apoio ao projeto, enquanto um abaixo assinado na internet pelo fim da escala já soma mais de 1,5 milhões de assinaturas.

O que vai mudar com o fim da escala 6×1?

O texto do projeto foi formulado pelo movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e defende a implementação de outras possibilidades de distribuição do expediente semanal, como a escala 5×2 ou 4×3.

- Publicidade -

Atualmente, a Constituição prevê, na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que o período mínimo de descanso para o trabalhador seja de um dia na semana, e limita a carga de trabalho a oito horas diárias ou 44 horas semanais. A escala 6×1 consiste no funcionário trabalhar durante seis dias na semana e folgar em apenas um, o que, embora seja muito comum, é considerado exaustivo e abusivo pelos apoiadores do projeto.

Quem é contra o fim da escala 6×1?

Embora a medida ainda não tenha angariado muitas assinaturas na câmara, a maioria dos parlamentares não se posicionou sobre o tema, até o momento. Alguns deputados foram cobrados na internet por seus apoiadores, dentre eles Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tiveram seus perfis no Instagram lotados por comentários os lembrando de que trabalham apenas três dias por semana, quando o congresso tem atividades, enquanto muitos dos eleitores são obrigados a trabalhar na escala 6×1.

Para os que são contra o fim da escala 6×1, o principal argumento é que isto pode prejudicar as empresas, que precisariam contratar mais funcionários para cobrir todos os dias da semana e, consequentemente, gastar mais com salários. Erika Hilton, por outro lado, admite que realmente seria necessário as empresas reorganizarem seus quadros de funcionários, mas que a mudança seria benéfica e aumentaria a produtividade dos trabalhadores.

Fique ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:

🟢 Comunidade no WhatsApp

- Publicidade -

🔵 Página no Facebook

🟣 Página no Instagram

▶️ Grupo no Telegram

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -