O sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix, bateu recorde de transações realizadas em apenas 24 horas com 104,1 milhões de transferências.
O ápice foi registrado na terça-feira (20) e pode estar atrelado ao prazo limite para pagamento da segunda parcela do 13º salário aos funcionários contratados em regime CLT, que se encerrou ontem.
O recorde anterior de transações diárias havia sido registrado pelo Pix no dia 30 de novembro deste ano, data que coincidiu com o prazo para pagamento da primeira parcela do décimo terceiro. O recorde havia sido de 99,4 milhões de transferências de valores.
LEIA MAIS
IPVA 2023 terá aumento de 10,7%; valores poderão ser parcelados
De acordo com o Banco Central, o número recorde de usuários realizando transferências em um único dia não comprometeu a qualidade do sistema ou, sequer, provocou algum tipo de instabilidade devido à grande demanda.
Já o recorde mensal de valores movimentados pelo sistema foi registrado em setembro, mês em que o Píx superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados ao longo dos 30 dias.
Desde a data de sua criação, em novembro de 2020, o Pix acumula 143,3 milhões de usuários, dos quais 131,6 milhões são pessoas físicas e 11,7 milhões são pessoas jurídicas.
VEJA TAMBÉM
MC Guimê no Big Brother Brasil 2023? Entenda