O comércio de São Carlos (SP), incluindo lojas de bairro e shopping, terão horários diferentes de funcionamento até 7 de fevereiro, seguindo determinações do Plano São Paulo. Serviços não essenciais devem continuar fechados aos finais de semana.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomércio), o comércio de rua – centro e bairros – passam a funcionar das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, permanecendo fechado aos sábados e domingos.
Por conta da mudança, a Secretaria de Transporte e Trânsito também informou que o horário do estacionamento rotativo (área azul) seguirá o novo horário do comércio. A medida deve valer até uma nova reclassificação onde a região avance para a fase amarela do plano de flexibilização.
O shopping Iguatemi também comunicou alterações no horário de funcionamento. Lojas, quiosques, praça de alimentação e restaurantes devem funcionar das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos funcionarão apenas operações especiais, sendo o hipermercado Extra das 8h às 22h, a clínica de vacinas das 12h às 20h e o posto de gasolina das 7h às 20h.
Os restaurantes não podem atender consumidores presencialmente após as 20h, mas podem atuar em delivery ou drive-thru. Já os bares não podem atender presencialmente em nenhum horário.
Protocolos sanitários
As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
As definições devem ser seguidas até 7 de fevereiro, sendo que a próxima atualização do Plano SP acontece daqui duas semanas, em 5 de fevereiro. No entanto, caso o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) tenha uma piora nos índices de Covid, pode acontecer uma reclassificação extraordinária de regresso.