- Publicidade -
EconomiaReceita paga restituições do 5º lote do IR 2021 nesta quinta (30)

Receita paga restituições do 5º lote do IR 2021 nesta quinta (30)

Ao todo, estão sendo depositados R$ 562 milhões para 358 mil contribuintes; veja como consultar

- Publicidade -

Receita Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

- Publicidade -

A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as restituições do quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano. Serão R$ 52 milhões depositados para o pagamento de 358.162 contribuintes. 

Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita também paga a restituição a contribuintes que entregaram a declaração com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Como consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet, através do campo “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, o contribuinte busca por “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.

- Publicidade -

Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita. 

*Com informações da Agência Brasil.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -