- Publicidade -
EconomiaSanta Rita do Passa Quatro pede selo de procedência para a produção de doces tradicionais

Santa Rita do Passa Quatro pede selo de procedência para a produção de doces tradicionais

Selo de Indicação Geográfica identifica produtos cuja qualidade está diretamente relacionada à sua origem ou à tradição de produção de determinada região e dá maior valor agregado ao produto

- Publicidade -

Os doces de Santa Rita do Passa Quatro poderão ganhar selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

As guloseimas da Cidade Poema tiveram seu trâmite burocrático em busca do reconhecimento iniciado por doceiros locais, representantes do Sebrae SP e da Prefeitura.

- Publicidade -

O selo de Indicação Geográfica identifica produtos cuja qualidade está diretamente relacionada à sua origem ou à tradição de produção de determinada região e dá maior valor agregado ao produto.

Nos últimos anos, o número de Indicações Geográficas tem crescido: Em janeiro de 2023, o Brasil tinha 100 selos emitidos; neste ano, o total chegou a 129, sendo 100 Indicações de Procedência e outras 29 denominações de origem.

▶️ O Mais Caminhos, da EPTV, mostrou a história dos tradicionais doces de Santa Rita; assista aqui.

Explorando potenciais

Atualmente, o processo de reconhecimento está na fase de diagnóstico. “É essencial para avaliar o potencial da cidade e direcionar as próximas etapas do processo”, afirma a gerente regional do Sebrae SP, Ariane Canellas.

“O Sebrae tem apoiado indicações geográficas em todo o Brasil, e, especialmente na região de São Carlos, alguns municípios se destacam pelo potencial de obtenção desse reconhecimento. No caso de Santa Rita do Passa Quatro, a IG de Procedência para os doces artesanais da Cidade Poema pode trazer um grande impacto econômico e cultural”, relatou.

- Publicidade -

Santa Rita do Passa Quatro já é amplamente reconhecida por seus doces tradicionais, produzidos artesanalmente com tacho de cobre, fogão à lenha e colher de pau, seguindo receitas passadas de geração em geração. Essa tradição, somada às belezas naturais e históricas do município, como o Jequitibá Rosa e as Três Quedas, fortalece o potencial de Santa Rita do Passa Quatro para conquistar o selo de IG.

“Santa Rita do Passa Quatro tem um imenso valor histórico e cultural para essa Indicação de Procedência. Esse reconhecimento agrega valor aos produtos locais, gera mais renda para os produtores e fortalece não apenas a produção artesanal de doces, mas também o turismo, que é cada vez mais impulsionado pelas IGs”, ressaltou a gerente do Sebrae SP.

O reconhecimento oficial pode transformar a produção de doces artesanais em um diferencial ainda maior para atrair visitantes e movimentar a economia local.

“Quando uma pessoa experimenta um doce de Santa Rita do Passa Quatro em outro lugar, ela passa a conhecer a história e a tradição de uma cidade que preserva o modo artesanal de produção. Isso desperta curiosidade e incentiva o turismo de experiência, onde os visitantes querem vivenciar essa cultura, conhecer os produtores, entender o processo de produção e explorar os atrativos turísticos da cidade. Esse ciclo impulsiona toda a cadeia do turismo, desde meios de hospedagem até a gastronomia e o comércio local”, destacou.

A expectativa entre Prefeitura e produtores é que o selo impulsione o desenvolvimento econômico e a identidade da cidade no cenário nacional. Esse é apenas o primeiro passo de um processo que, com dedicação e planejamento, tem grande potencial de tornar Santa Rita do Passa Quatro uma referência nacional em doces artesanais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas